segunda-feira, 30 de junho de 2014

Distinções honoríficas congratulam quatro personalidades - Macedo de Cavaleiros

A inauguração da Feira de São Pedro ficou marcada pela cerimónia de entrega de distinções honoríficas.
O Município de Macedo de Cavaleiros atribuiu a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro a Alfredo Castanheira Pinto, Provedor da Santa Casa da Misericórdia.
Os presentes levantaram-se para aplaudir Castanheira Pinto, que é natural de Vinhais mas que está de alianças vincadas há 54 anos com o concelho macedense.
Dar aos outros sem qualquer pretensão de receber é o lema do provedor.
“Antes de mais tenho que começar por lhe dizer que sou natural de Vinhais pelo nascimento, de Bragança, onde aprendi a ler e a escrever, e em Macedo de Cavaleiros há 54 anos, pelo matrimónio.
Durante estes 54 anos lutei pelo bem-estar das pessoas, lutei pelo desenvolvimento desta terra, desinteressadamente.
Não tinha interesse em receber nada, e não estava à espera de nada.
E continuarei a desenrolar o mesmo trabalho a favor dos pobres, dos desprotegidos e daqueles que mais necessitam neste país e desta terra.
Para mim tem muito significado, porque sendo eu uma pessoa que não estou à espera de recompensa nenhuma, esta homenagem que me foi prestada hoje caiu-me no fundo do coração.
O meu lema é dar sem esperar nada em troca. Absolutamente nada. Mas acabou por vir.
Passados 50 anos veio a recompensa pelo trabalho que desenvolvi a favor dessas pessoas.”
O Município atribuiu a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro Alfredo Augusto Vaz, a título póstumo, Presidente da Junta de Freguesia de 1982 a 2008.
Uma distinção recebida pelo vereador socialista, Rui Vaz.
“Todos nós nos confrontámos com uma pessoa extraordinária, um homem a quem o povo reconhecia o seu trabalho, um homem que dedicava 24 horas do seu dia à sua junta de freguesia. Estive no seu comércio, estivesse na junta, na rua ou em casa.
Nunca negava um serviço da sua junta de freguesia.
Foi um homem que teve uma causa, à qual se dedicou extraordinariamente, que foi a D. Nuno Alvares Pereira, a quem conseguiu dar o nome a uma avenida nesta terra e colocar uma estátua.
Conseguiu reunir apoio durante uma série de anos. E por isso estamos perante uma figura ímpar do nosso concelho e da cidade em particular.
É uma homenagem merecida. E sinto-me muito honrado pelo filho, não podendo estar presente, me tenha pedido para o representar.”
A Medalha de Dedicação e Bons Serviços, Grau Ouro, foi atribuída a título póstumo, a António Gonçalves Pinto, Diretor de Departamento da Câmara Municipal de 1998 a 2012, recebida com orgulho pela esposa, Lurdes Pinto.
Um Voto de Louvor foi para Clícia Queirós.
A atleta da Associação de Desportos de Combate de Macedo de Cavaleiros que trouxe a medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Low-Kick que decorreu no Brasil em setembro do último ano.
O Presidente da Câmara Municipal, Duarte Moreno foi quem condecorou condecorar as quatro ilustres personalidades.
Quatro distinções honoríficas a marcar o início da 31ª edição da Feira de São Pedro de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE


Sem comentários:

Enviar um comentário