sexta-feira, 27 de junho de 2014

Centro de Saúde de Santa Maria esteve mais de 10 dias sem administrar vacinas obrigatórias a bebés

A Unidade Local de Saúde do Nordeste tem falta de stock de vacinas PENTAVAC, uma vacina essencial para proteger os bebés contra doenças como difteria, o tétano, a tosse convulsa, a poliomielite e outras doenças graves.
A ULS não divulga quais as unidades de saúde que estão com problemas de stock, no entanto a Brigantia sabe que este problema se arrasta há mais de um mês e que no Centro Saúde de Santa Maria, em Bragança, pelo menos durante 15 dias os bebés foram ao centro de saúde e regressaram a casa sem vacinas. 
A Pentavac faz parte do Plano Nacional de Vacinação, sendo por isso obrigatório que esta vacina seja administrada a todas as crianças com menos de 1 ano de idade. É aplicada em diferentes fases, sendo necessário fazer um reforço da mesma consoante a idade do bebé. O que aconteceu, pelo menos no Centro de Saúde de Santa Maria, segundo uma fonte que não quis identificar-se, é que durante mais de 10 dias as crianças que precisavam destas vacinas voltaram para casa sem serem vacinadas, colocando a sua saúde em risco. Entretanto, a ULS do Nordeste esclarece, em comunicado, que “se tratou de uma situação temporária, causada por dificuldades no fornecimento desta vacina por parte do laboratório responsável por abastecer as unidades de saúde a nível nacional”. 
A ULS afirma que esta foi “uma dificuldade sentida por várias outras instituições de saúde e não apenas pela ULS do Nordeste”. 
Os mesmos esclarecimentos garantiram que ontem houve uma reposição de stock, o que faz com que a PENTAVAC esteja já a ser administrada aos utentes. Contactada, a Unidade Local de Saúde do Nordeste não confirmou se o stock agora reposto é suficiente para responder às necessidades dos utentes. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário