quarta-feira, 28 de maio de 2014

“Sou do tempo em que as couves sabiam às couves”

Natural de Bragança, o gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes confessa que os sabores da sua Terra Natal marcaram o seu percurso profissional.
Jornal Nordeste (JN) – É natural de Bragança. De que forma a cidade a região transmontana influenciam o seu trabalho?
Virgílio Nogueiro Gomes (VNG) – Isso tem muito a ver com o tipo de Educação que se vivia naquele tempo. Eu nasci na primeira metade do século XX e nós tínhamos uma educação do gosto que era da vivência, das refeições que fazíamos em casa da família, as refeições eram em casa, a primeira vez que eu comi num refeitório foi quando fui para a Faculdade para o Porto, portanto já tinha 18 anos de habituação à comida caseira. 
Eu sou do tempo em que a gente sabia distinguir os sabores e em que as couves sabiam às couves, não havia esta globalização, esta chegada de todos os produtos novos, produtos fáceis e, portanto, era uma cozinha muito autêntica. E isso veio determinar alguma exigência e algum rigor que eu mantenha. Por isso, não gosto de produtos mal esclarecidos, não gosto de produtos que tenham o mesmo sabor no mundo inteiro, e, portanto, preciso de produtos que garantam a identidade da sua origem.

Entrevista para ler na íntegra na edição impressa ou pdf e para ouvir 4ª feira na Rádio Brigantia, após as notícias das 17:00 horas

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário