segunda-feira, 26 de maio de 2014

Moncorvo homenageou Rei dos Floristas

As ruas de Torre de Moncorvo vestiram-se a rigor para homenagear Constantino, o Rei dos Floristas.. Flores, flores e mais flores invadiram as ruas, varandas, janelas e equipamentos do centro histórico de Torre de Moncorvo.
Para além da decoração foram muitas as actividades que decorreram durante o fim-de-semana para homenagear Constantino José Marques de Sampaio e Melo ou, melhor, Constantino, o Rei dos Floristas. Um filho da terra que emigrou para Paris e passou a ser um florista da moda, tendo encomendas para as principais casas da Europa e América. Para homenagear este Moncorvense e dar a conhecer a sua história, a autarquia decidiu apelidar este mês, como mês de Constantino. Para o presidente do município de Torre de Moncorvo este património histórico deve ser reconhecido. 
Nuno Gonçalves conta que muitos não conheciam o Rei dos Floristas. Uma figura ímpar, que conseguiu que todas as cabeças coroadas da Europa tivessem grinaldas feitas por ele. Para dar a conhecer mais sobre a história de Contantino, a Biblioteca Municipal acolheu um colóquio sobre o Rei dos Floristas. 
 professora Júlia Ribeiro, também moncorvense, decidiu reunir vários documentos, analisar várias biografias e reunir tudo num livro. Foi então tendeiro até aos 20 anos, sempre que possível entretinha –se a tecer ramos de papoilas e violetas pelos campos. Passou pelos Açores, até que decide emigrar para Paris, em 1834, onde trabalhou com Monsieur Flamet, um dos industriais mais famosos da época. E foi aí que Constantino passou a ser um “florista da moda”. 
Constantino, o Rei dos Floristas foi homenageado na sua terra natal. Ateliers e passadeiras de flores, exposições e até uma recriação da vida de Constantino pelo grupo Alma de Ferro Teatro. O nome do grande florista ficou registado em Lisboa na denominação dada a um Jardim Público e em Torre de Moncorvo na denominada Rua Constantino Rei dos Florista. A partir de agora, o mês de Maio, será o mês de Constantino.
 A festa foi este fim-de-semana e a jornalista Joana Gonçalves foi conhecer o ambiente mágico criado com flores. 
Esta é uma reportagem para ouvir na íntegra no noticiário das 5 da tarde. Também pode ser lida na edição desta semana do Jornal Nordeste, que está amanhã nas bancas. Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário