quarta-feira, 28 de maio de 2014

Governo espera nova ligação aérea de norte a sul do país até ao final do ano

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, disse hoje esperar que a criação de uma nova linha aérea que ligará Bragança/Vila Real/Viseu/Tires/Portimão, proposta pelo Instituto Nacional da Aviação Civil (INAC), possa estar concluída ainda este ano.
"O INAC fará agora uma série de consultas aos aeródromos envolvidos para que esta ligação possa ser uma realidade ainda este ano em nome de uma coesão territorial de norte a sul do país", disse o governante durante a apresentação de um evento de aviação no aeródromo de Tires, Cascais.
Sérgio Monteiro explicou que há muito que andava a receber apelos para que algumas infraestruturas fossem mais aproveitadas e, desde que se encerrou a rota que ligava Trás-os-Montes e Lisboa, que o Governo estava a procura de uma alternativa.
"Essa rota não foi possível manter e desde então que estávamos a procura de alternativas, até que o INAC nos entregou esta proposta e que, naturalmente, já foi aceite", acrescentou.
À Lusa, o secretário de Estado assegurou que esta nova rota não terá os problemas da anterior e não implicará "valores muito expressivos".
"Não gastaremos mais do que já se gastava com a anterior ligação", assegurou Sérgio Monteiro, sem ainda adiantar valores.
O governante adiantou ainda que será lançado em breve um concurso público para a realização da rota e espera que "todos estejam comprometidos com a rapidez".
A Secretaria de Estado dos Transportes recebeu a proposta do Instituto Nacional da Aviação Civil (INAC) para a criação de uma linha aérea que fará a ligação Bragança/Vila Real/Viseu/Tires/Portimão, adiantou hoje à agência Lusa fonte do regulador.
Segundo a mesma fonte do INAC, a tutela vai agora fazer contactos com os aeródromos intervenientes para depois apresentar a proposta junto da Comissão Europeia, em Bruxelas. O objetivo é o lançamento de um concurso público internacional, com o prazo de três anos, para a realização da rota que ligará "o Norte ao Sul e o Interior ao Litoral".

MYDM (JYS) // ZO
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário