domingo, 27 de abril de 2014

Torre de Moncorvo - Município inaugura Casa da Roda para «preservação da memória»

O município de Torre de Moncorvo inaugurou em Abril dois espaços museológico com o firme propósito de «preservar a memória» colectiva. A Casa da Roda e o Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior fortalecem a oferta cultura da vila transmontana.
O antigo edifício do posto de turismo da localidade transmontana alberga agora o Núcleo Museológico da Casa da Roda, um espaço redecorado à época (século XIX) onde se recria o ambiente onde a rodeira e o rodeiro recolhiam as crianças rejeitadas.
Na entrada da Casa da Roda, há dois berços onde eram colocadas as crianças, a rodeira vestida com os trajes da época e uma mala com as roupinhas das crianças. O núcleo tem ainda um ecrã interactivo que mostra os bilhetes entregues com as crianças. Nos bilhetes davam informações como o nome da criança e se já tinha, ou não, sido baptizado.
Nesta casa existia também uma cozinha que foi mantida neste projecto. Nesta habitação há lareira, o escano, os utensílios de cozinha utilizados na altura. O quarto possui uma cama coberta com uma colcha e cobertores antigos, um lavatório, um baú e um candeeiro antigo. «O espólio foi doado pela população. As pessoas que deram estes utensílios são mencionadas também no ecrã interactivo», explica fonte do município transmontano.
«Este novo espaço permite um melhor conhecimento do passado e da história mais recente de Torre de Moncorvo», frisa o município.
A autarquia abriu ao público, também em Abril, o Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior que possui um vasto espólio constituído por registos fotográficos desde 1894, num total de cerca de 100 mil fotografias.
O núcleo tem também uma colecção de máquinas fotográficas e máquinas de projectar e filmar. A visita a este espaço permite descobrir «vários filmes em formato 9,5mm, super 8 e 8mm e uma colecção de faiança a partir do século XVI».
A casa que alberga o Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior pertence a Arnaldo Duarte Silva que comprou o imóvel em 2004 e aí expôs o espólio que foi coleccionando. Em 2009 inaugurou o núcleo que serviu até ao momento como suporte de investigação da região transmontana. 
A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo assinou agora um contrato de comodato e de arrendamento com aquele coleccionador moncorvense e expõe assim ao público o vastíssimo espólio «para a população e visitantes que tenham interesse em visitá-lo».
O Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior está localizado na Rua Dr. Campos Monteiro, «e juntamente com a Igreja da Misericórdia, Museu de Arte Sacra e Núcleo Museológico da Casa da Roda criam um novo polo cultural na parte histórica da vila», sublinha a autarquia.
Os dois espaços museológicos têm por objectivo «preservar a memória» colectiva e fortalecer a oferta cultural na vila do distrito de Bragança.

in:cafeportugal.net

Sem comentários:

Enviar um comentário