quarta-feira, 23 de abril de 2014

Semana Santa atraiu muitos visitantes a Torre de Moncorvo

O Município de Torre de Moncorvo e a Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo promoveram as celebrações da Semana Santa de 12 a 20 de Abril, com o objetivo de não deixar cair no esquecimento as tradições do concelho.
No dia 13 de Abril, realizou-se a Procissão do Encontro com a representação ao vivo, pelo Grupo Alma de Ferro Teatro, da Via Sacra. A procissão teve início na Igreja da Misericórdia, onde Jesus toma a Cruz, a primeira representação das nove estações da vida de Jesus Cristo.
Ao longo do percurso e à chegada da procissão a cada passo o Grupo Alma de Ferro Teatro ia representando mais uma estação. A Via Sacra terminou na Praça Francisco Meireles quando Jesus é pregado na Cruz.
Destaque também para a procissão dos Passos, no dia 17 de Abril à noite e para a Procissão do Enterro do Senhor que teve lugar no dia 18 de Abril.
A nível cultural decorreu a apresentação do livro “Farrusco – Um Cão de Gado Transmontano” de Isabel Mateus, a abertura do Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior e a inauguração do Núcleo Museológico da Casa da Roda. Ao final do dia realizou-se a Vigília Pascal e Bênção da Água e Círio Pascal, na Igreja Matriz.
Às 23h00, o Grupo Alma de Ferro Teatro cantou as alvissaras na Igreja da Misericórdia, tradição bastante antiga que há muitos anos não se realizava. No Domingo de Páscoa teve lugar a Procissão da Aleluia e durante a tarde a visita pascal.
A população aderiu às celebrações quer participando nas atividades religiosas e culturais mas também através da colocação de candeeiros, velas e colchas nas janelas e varandas das suas habitações, durante as procissões.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário