quinta-feira, 20 de março de 2014

Terapeutas vão aos jardins-de-infância fazer rastreios da fala em Bragança

Uma equipa de terapeutas da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) vai deslocar-se nos próximos quatro meses aos jardins-de-infância para rastrear eventuais problemas de fala e movimento entre as crianças que completam cinco anos.
Este rastreio decorre, entre março e junho, nos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela e são as equipas de profissionais que se deslocam aos jardins-de-infância, segundo divulgou hoje a ULSNE.
O rastreio é anual e este ano, além da terapia da fala, uma equipa do serviço de Medicina Física e Reabilitação participa também na iniciativa para despistar eventuais alterações ao nível da motricidade.
A prevenção e a promoção da saúde, "sem qualquer custo" para os beneficiários, é o propósito apontado para esta ação da entidade responsável pelo Serviço Nacional de Saúde no Nordeste Transmontano que realça, em comunicado, os resultados obtidos em anos anteriores.
A participação no rastreio "tem sido superior a 85% e tem permitido identificar precocemente problemas de linguagem oral e de fala/articulação, assim como intervir atempadamente nos casos sinalizados", assegurou.
Depois de realizada a avaliação, os profissionais de saúde deixam "uma informação de resposta para os pais/encarregados de educação".
O rastreio destina-se a todas as crianças nascidas em 2009 e a avaliação será feita através de teste de articulação verbal, atividades terapêuticas que permitem avaliar os diferentes tipos de apreensão e atividades motoras que permitem avaliar a motricidade global e postural.
A equipa de terapeutas tem como missão detetar precocemente alterações na fala e motricidade, evitar possíveis dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita, solucionar as eventuais alterações antes de as crianças iniciarem o primeiro ciclo e orientar pais, cuidadores e educadores sobre a estimulação da linguagem, a postura correta a adotar, a implementação de ajudas técnicas, a importância da pega correta do lápis, entre outras.

HFI // JAP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário