segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Município de Bragança “leva” Caretos a Itália

O Município de Bragança esteve representado, nos dias 14 e 15 de fevereiro, nas atividades integradas no projeto “CLT2012/Vol121/Pre-Cristian Traditions - Masquerades”. Financiado pela União Europeia, através da ação Strand 1.2.1 do “Programa Cultura 2007-2013”, este projeto é coordenado pelo Município de Bragança, sendo que as iniciativas em Itália foram desenvolvidas pela Comunitá Montana della Carnia.
Os representantes do Município de Bragança colaboram na montagem da exposição “I riti invernali a Bragança, Zamora e nella Montagna friulana”, inaugurada no dia 14 de fevereiro, no Palazzo Veneziano, em Malborghetto, tendo assistido, ainda, à conferência "Dietro la maschera: i giovani e la tradizione", proferida por Bernardo Calvo (Espanha), Pinelo Tiza (Portugal) e Stefano Morandini (Itália). A comitiva de Bragança participou, também, no desfile pelas ruas centrais da cidade de Tolmezzo, ponto alto das atividades, que contou, também, com a presença de grupos de Carnia, Val Canale, Val Resia, Valli del Torre e del Natisone (Itália), e de Zamora (Espanha).
Este projeto tem como objetivo geral "divulgar junto dos cidadãos europeus a existência de uma tradição cultural comum que possui uma origem milenar e se caracteriza por uma grande riqueza e variedade cultural devido ao elevado número de regiões europeias onde se desenvolve" e conta, ainda, com a parceria do Patronato de Turismo da Diputación de Zamora (Espanha).
A comitiva bragançana, liderada pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Bragança, Cristina Figueiredo, integrou representantes dos Caretos de Grijó de Parada, Parada, Salsas e Varge, o grupo de Gaiteiros de Palácios, o conferencista António Pinelo Tiza e o Chefe da Divisão de Educação, Cultura e Ação Social da Câmara Municipal de Bragança, Armindo Rodrigues.
Recorde-se que, já no próximo dia 1 de março, se realiza em Bragança o Carnaval dos Caretos, durante o qual grupos de crianças mascaradas, Caretos de Portugal e Espanha e gaiteiros “invadem” as ruas da zona histórica de Bragança, terminando com a Queima do Diabo. A grande novidade, este ano, é a realização da tradicional Luta da Galhofa.

in:cm-braganca.pt
Carnaval dos Caretos programa 2014 Carnaval dos Caretos programa 2014 (760 Kb)
Registo Fotográfico Registo Fotográfico (11 Mb)

Sem comentários:

Enviar um comentário