quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Mil diabos à solta em Vinhais

A 8 de Março as ruas de Vinhais vão pintar-se de vermelho. A procissão “com mil diabos” sai à rua.
O concelho de Vinhais é o único no País que abre e encerra as festividades cíclicas de Inverno, com início em Cidões, na festa da Cabra e do Canhoto, a 31 de Outubro, que culminam na Quarta-feira de Cinzas com a Morte e os Diabos a sair à rua.
A autarquia e o Agrupamento de Escolas de Vinhais, decidiu criar um novo evento, que prolonga esta tradição até Sábado. O vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Vinhais, Roberto Afonso salienta que é uma festa com uma identidade própria. “Atendendo à importância que este evento tem, sendo ele genuíno e único, entendemos que podia ser mais um cartaz para juntar a outros que já acontecem em Vinhais”, refere o vereador.
Roberto Afonso acredita que este evento “vai criar dinamismo na vila, não só em termos de festa, mas também em termos económicos.” 
Terá inicio com uma missa de imposição de Cinzas, na Igreja do Seminário de Vinhais, ao fim da tarde de Sábado, seguida da procissão “com Mil Diabos” que acompanha a Morte, de sete metros de altura, até à Pedra, local onde as raparigas são purificadas.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário