sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Fim-de-semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente

Realiza-se nos próximos dias 7, 8 e 9 de Março, o Fim-de-semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente em Torre de Moncorvo.
O Fim de Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente tem como objectivo promover os pratos de borrego, que são uma tradição no Douro Superior, bem como fomentar a criação e o desenvolvimento dos rebanhos da ovelha da CHURRA Terra Quente (uma raça autóctone), criando assim uma mais valia económica para o território.
Refira-se que o solar da raça “ Ovelha Churra da Terra Quente “ e o respectivo livro genealógico estão no concelho de Torre de Moncorvo.
Durante o Fim de Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente, os visitantes têm a oportunidade de provar os diversos pratos confeccionados com borrego pelos restaurantes “ A Lareira”, “As Piscinas”, “Casa do Benfica em Carviçais”, “D. Corvo”, “Jardim”, “O Botelho”, “O Frango”, “O Lagar”, “Pingo”, “Pizzaria Panorâmica” “e “Taberna do Carró”. Serão servidas várias especialidades que se podem fazer com o borrego, destacando-se, assado na brasa e no forno, arroz de miúdos, estufado, ensopado e ainda a célebre caldeirada.
As sugestões de entradas passam pelo queijo terrincho e terrincho velho, bem como amêndoas torradas e as sobremesas pelo requeijão ou queijo com doces tradicionais e bolos de amêndoa, não esquecendo as tradicionais amêndoas cobertas, tão populares nesta região.
Este Fim de Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente é uma iniciativa da ACIM e conta como parceiros a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Churra da Terra Quente, Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Douro Superior - Associação de Desenvolvimento e conta com o apoio do PRODER.
O Fim-de-semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente está integrado em pleno “coração” do cartaz turístico das Amendoeiras em Flor.

Sem comentários:

Enviar um comentário