sábado, 25 de janeiro de 2014

Igrejas históricas em Bragança oferecem novo percurso turístico

As oito igrejas mais emblemáticas de Bragança são o motivo de um novo percurso turístico a pé pela cidade transmontana com o propósito de divulgar o património religioso e contribuir para o desenvolvimento regional.
A iniciativa é da Pastoral do Turismo da Diocese de Bragança-Miranda que apresentou hoje à Comunicação Social o projeto, que no futuro será alargado a outras zonas da região como explicou Alexandrina Fernandes a responsável por aquele órgão diocesano.
A Pastoral do Turismo foi criada há menos de um ano e tem como missão "evangelizar pelo património", promovendo e dando a conhecer o que o bispo diocesano, José Cordeiro, classificou como "um tesouro enorme" da região.
"As nossas igrejas, os monumentos, os bens materiais e imateriais, móveis e imóveis, tudo aquilo que faz parte da cultura e da alma desta terra, deste povo, é um bem que nós queremos partilhar", realçou o prelado.
De "uma forma profissional e credível", a diocese transmontana ambiciona fazer deste projeto "um campo de evangelização e ao mesmo tempo contribuir positivamente para o desenvolvimento integral desta região pelo turismo, pela cultura, pela arte, pelo que de bom" que ali existe.
O percurso pedestre pelas igrejas de Bragança é das primeiras atividades da Pastoral do Turismo, que propõe uma caminhada de 3,3 quilómetros, que demora menos de três horas, pelos principais templos da cidade.
O passeio começa e termina na Sé Catedral de Bragança, passa pela emblemática Sé, no centro, e segue para a zona histórica, onde se encontram exemplares como igreja de Santa Maria ou de Nossa Senhora das Graças, a padroeira da cidade.
A visita é feita, para já, sem guia, com o apoio aos interessados a ser prestado por panfletos e uma aplicação informática acessível em telemóveis e 'tablets'.
Esta aplicação é interativa e permite adicionar às dicas existentes sobre cada templo o que os visitantes encontrarem de relevante durante a visita, seja indicações ou fotos.
Numa fase seguinte está previsto o Museu Abade de Baçal associar-se ao projeto, disponibilizando guias, segundo avançou a responsável pela Pastoral do Turismo.
A ideia é também desafiar "privados" a explorarem esta nova aposta turística e "contribuir para o desenvolvimento económica da diocese", como acrescentou.

HFI // JGJ
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário