sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Parada inaugura casa de Santo Estevão para manter tradição

A VI Feira de Artesanato e Produtos Regionais é um convite para visitar Parada hoje e amanhã, no concelho de Bragança.
Ao convívio e aos sabores da terra junta-se um vasto leque de actividades, algumas delas com longa tradição.
Artesanato, fumeiro e produtos da terra são os pratos fortes de um certame genuinamente transmontano, baseado em tradições bem enraizadas na comunidade. A Feira de Artesanato e Produtos Regionais de Parada vai já na sua sexta edição. 
O número de expositores e de visitantes tem vindo a aumentar de ano para ano. 
O presidente da Junta de Freguesia de Parada acredita que esta feira tem sucesso pela qualidade dos produtos e pela vinda dos emigrantes nesta altura do ano. A abertura do certame ficou marcada pela inauguração da Casa de Santo Estevão. 
Os rapazes solteiros da aldeia acompanhados dos caretos realizaram o tradicional puxar do carro, transportando os mordomos e os convidados. Uma tradição que agora conta com um espaço próprio para realizar a tradicional Galhofa. Uma dura luta greco-romana que se faz em tronco nu no meio da palha. 
A nova casa de Santo Estevão será a partir de agora o palco de todas as emoções e importante para manter esta tradição. São 25 os expositores presentes no pavilhão multiusos. Um certame que promove os sabores regionais transmontanos e o artesanato local. 
A Feira de Artesanato e produtos Regionais de Parada decorre até amanhã. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário