sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Novo regime para carreira aérea

Só a partir de Maio do próximo ano é que se saberá se vai ser retomada a carreira aérea Bragança – Vila Real – Lisboa. Esta é pelo menos a indicação que o presidente da Câmara de Bragança diz que recebeu do governo.
Hernâni Dias confessa que a tutela lhe comunicou que está à espera de um novo regulamento comunitário para conseguir enquadrar esta ligação regional. “Não há nenhuma perspectiva pelo menos até Maio de 2014 alguma resposta concreta sobre esse assunto, no sentido de a ligação vir a ser reposta. O que temos é uma informação de que nessa altura haverá um novo regulamento comunitário e tentar-se-á ajustar aquilo que é a nossa ligação aérea a esse novo regulamento, que permita a subsidiação à carreira, como nós gostaríamos que acontecesse”, realça o autarca. 
Para o autarca a subsidiação ao bilhete condenava à partida a retoma deste serviço. Hernâni Dias diz mesmo que esta proposta do governo nem sequer chegou a ser apresentada a Bruxelas. “Na minha opinião uma subsidiação ao bilhete, ao residente e aos estudantes é uma medida que não vai ter sucesso, porque não vai ter companhias aéreas interessadas na exploração desta linha aérea, porque não vai ter qualquer valor económico. Houve uma pré-proposta que apontava nesse sentido que apontava nesse sentido, mas que depois acabou por não ser apresentada, porque se percebeu que se fosse apresentada à União Europeia seria chumbada logo à partida”, salienta Hernâni Dias. 
Mais de um ano depois da suspensão da carreira aérea Bragança – Vila Real – Lisboa, continua incerta a retoma deste serviço. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário