quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Cadernos da Montanha de Graça Morais

A natureza e a profunda ligação ao campo marcam a nova exposição de pintura e desenho da artista Graça Morais, que sob a designação ‘Cadernos da Montanha’ apresenta um conjunto de obras que vão do colorido primaveril ao negro grafite do sacrifício gelado que verga as mulheres transmontanas na apanha da azeitona.   
As flores vermelhas, o amarelo intenso dos campos de malmequeres ou os tubérculos, numa passagem cíclica pelas estações do ano em Trás-os-Montes, a região natal da artista natural do Vieiro (Vila Flor) que continua receptiva aos sinais que lhe envia a natureza, ora fértil da beleza florida ora áspera, mas prometedora como um tubérculo que renascerá plantado na terra. “Estas obras resultam do meu encontro com a natureza, com esta natureza que se transforma na Primavera, no Verão e no Outono. 
É uma natureza onde eu me sinto muito equilibrada, onde eu me sinto protegida”, explicou a artista. Uma sintonia completa entre si e o que a rodeia, numa espécie de “encantamento” em que fala consigo própria no seu “exílio dourado”, cujo meio a protege, por ser uma natureza verdadeira, rude, mas  de grande autenticidade e por isso “muito sincera”. Que lhe permite uma vida “mais despejada e simples”.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário