sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Bragança-Miranda: Bispo convidou universitários estrangeiros para Ceia de Natal

D. José Cordeiro, bispo da Diocese de Bragança-Miranda, convidou os estudantes estrangeiros para o jantar na noite de Natal, na casa episcopal, uma iniciativa que vai prolongar-se na Missa do Galo com a participação dos estudantes locais.
“A iniciativa nasceu muito naturalmente no final de uma missa de domingo onde jovens estudantes, nomeadamente do programa Erasmus, e de outros, disseram que ficariam cá e nasceu a ideia de jantarmos juntos para celebrarmos também juntos a Fé à noite na Catedral”, explica o bispo de Bragança-Miranda.
Num artigo que vai ser publicado hoje no semanário digital ECCLESIA, o prelado assinala que a ideia foi “acolhida com entusiasmo” que se revelam “no número de adesões” e vai permitir “a troca cultural e também celebrar a profundidade e a beleza do Ministério do Natal”.
O convite era destinado aos estudantes estrangeiros “que não podem ir às suas famílias e aos seus países” mas o “sucesso inicial permitiu alargar o âmbito do convívio”: “A ideia ganhou corpo e os estudantes que vivem em Bragança querem associar-se à Missa da noite”, nota o Bispo de Bragança-Miranda.
Na ceia de Natal vão participar, sobretudo, alunos de Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), como Angola, Cabo Verde, São Tomé ou Brasil, e “também de alguns países europeus, sobretudo de Leste”.
Esta iniciativa não é inédita e D. José Cordeiro recorda que quando era capelão no Instituto Politécnico de Bragança fez o mesmo convite que estendeu às famílias da cidade quando as desafiou a acolher um estudante estrangeiro.
“Conseguiu-se que um número significativo de famílias acolhesse cada aluno daqueles que participavam nas atividades da paróquia escolar e na capelania do Politécnico”, revela o bispo diocesano.
“Já fiz a experiência como emigrante e sinto ainda, de uma maneira mais vincada, esta necessidade de o ter proposto e da reação imediata e muito positiva da parte dos estudantes”, conclui D. José Cordeiro revelando a sua experiência pessoal.

CB/OC
in:Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário