sábado, 28 de dezembro de 2013

Alfândega da Fé vai ter parque verde acessível

Alfândega da Fé vai ter um primeiro parque verde acessível do Nordeste Transmontano.
A revelação foi feita hoje durante um workshop sobre Acessibilidade e Mobilidade no qual foram apresentados os resultados do Plano de Promoção da Acessibilidade de Alfandega da Fé.
O município quer tornar a vila acessível e inclusiva. A presidente da câmara assegura que as intervenções feitas vão nesse sentido. “O projecto de requalificação urbana que fizemos já tem em atenção as questões de acessibilidade, pois já encontrámos várias soluções para os passeios e as passadeiras serem acessíveis”, afirma Berta Nunes, acrescentando que “o nosso parque verde vai ter a certificação de primeiro parque verde acessível no Nordeste Transmontano depois de terminarmos a intervenção que estamos a planear”. 
Depois de fazer a radiografia das acessibilidades na vila e das barreiras arquitetónicas existentes, a coordenadora do plano apresentou propostas à autarquia para a resolução dos problemas encontrados. “Alguns problemas podem ser intervencionados de forma rápida e sem grandes custos como é o caso de remover um sinal de trânsito do meio do passeio ou uma papeleira, mas depois também há um conjunto de problemas que exigem algum investimento e que terão de aguardar por fundos comunitários”, refere Paula Teles salientando que “a par das correcções há também um trabalho muito grande de evitar, a questão preventiva”. 
Alfândega da Fé já faz parte da Rede de Cidades e Vilas de Excelência. O coordenador realça a qualificação do espaço público. “Nos últimos anos, Alfândega da Fé tem vindo a qualificar o seu espaço público que pode ser motivo de aprendizagem para todos os que integram a rede, mas o contrário também pode acontecer, tendo mais eficácia ao conhecer as experiencias que o país vai tendo sempre à luz da interpretação local”, afirma Pedro Ribeiro da Silva. 
Em todo o país já são 40 os municípios que fazem parte desta rede. Em Trás-os-Montes, Alfândega da Fé é o único. 

Escrito por Brigantia 

Sem comentários:

Enviar um comentário