quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Vimioso - Semear para colher

ALDEIA divulga espólio agrícola vegetal para preservar práticas tradicionais
Cerca de duas centenas de pessoas, oriundas dos mais variados pontos do país, tiveram oportunidade de conhecer o espólio vegetal agrícola cultivado no concelho de Vimioso, numa iniciativa denominada “Ao Encontro da Semente”.
“Este espólio aqui representado traduz de forma substancial o que é cultivado neste extremo do território português, reflectindo também o ânimo sentido pelos agricultores com as virtudes e benefícios das variedades que herdaram dos seus antepassados”, explica a presidente da Associação Aldeia, Isabel Sá.
A organização do evento esteve a cargo da Associação Colher para Semear e ALDEIA, inserida no âmbito de um projecto que a Associação ALDEIA tem curso, denominado "Ervas, Sementes e Saberes da Terra Fria Transmontana".
“Mantemos a preocupação de enveredar para a componente prática dos produtos cultivados e colhidos, pondo na mesa parte desse acervo e traduzindo-o em pratos de índole local”, refere a responsável.
Cartaz diversificado
Do programa do evento constaram palestras de apresentação de projectos locais exemplares relacionados com a produção de mel, azeite e queijo de cabra no concelho de Vimioso, seguidas de um debate em torno das potencialidades e dificuldades do sector agrícola.
Houve ainda espaço para uma oficina de tracção de animal a cargo da Associação Portuguesa de Tracção Animal (APTRAN), degustação de produtos regionais, animação cultural a cargo do grupo de música tradicional Las Çarandas acompanhado de um magusto tradicional. Também as turmas do Agrupamento de escolas de Vimioso visitaram a exposição do levantamento. 
“Ao Encontro da Semente” encerrou no com as oficinas de cuscos tradicionais de Vinhais, recolha e extracção de sementes e conservas de produtos hortícolas. Em simultâneo foi possível visitar um mercado de produtos, representativo da gastronomia regional e da qualidade dos produtos locais.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário