quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Argozelo na Rota do Volfrâmio

Projecto já foi apresentado pela CoraNE, mas ainda não tem financiamento
Preservar e promover o património ligado às minas de volfrâmio é o objectivo duma rota que visa promover vários locais de exploração deste minério na Europa.
Em Portugal estão identificadas sete minas, que deverão fazer parte deste percurso, entre as quais as de Argozelo, no concelho de Vimioso, onde já está a ser construído um Centro Interpretativo. O presidente da Câmara espera que este projecto possa estimular o turismo no concelho. “Neste momento estamos a construir um centro interpretativo e todos os contributos para potenciar o turismo são sempre uma boa razão para nos associarmos. Depois da obra concluída é preciso pô-la a funcionar e esta pode ser uma oportunidade para dinamizar o centro”, salienta Jorge Fidalgo.
Projecto adiado
Na região o projecto é promovido pela pela Associação de Desenvolvimento de Concelhos da Raia Nordestina, que está a tentar obter financiamento para o concretizar.
“Vamos fazer a candidatura ao Itinerário Cultural Europeu e depois vamos procurar obter fundos que já gostaríamos de ter”, refere o técnico, Filipe Marrão. “A ideia era ter fazer um projecto de cooperação, mais vai ter de ficar para o próximo quadro comunitário. Teremos de ver qual é o programa que melhor se enquadra para dinamizar esta rota”, conclui o responsável.
O processo deverá estar concluído até Setembro do próximo ano. Nesta rota vão incluir-se outros países europeus como é o caso de Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Suécia e República Checa.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário