sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Vinhais - Castanha atrai milhares de visitantes a Trás-os-Montes

A castanha é motivo de festa e de negócio durante os dias 25, 26 e 27 de Outubro no concelho transmontano de Vinhais, um dos maiores produtores nacionais, que aguarda a visita de «entre 30 a 50 mil visitantes» durante três dias.
A Festa da castanha, a Rural Castanea, começa sexta-feira (25 de Outubro) e prolonga-se até domingo com 120 expositores, entre produtores, empresas, colheitas de Outono diversos produtos regionais e a gastronomia ligada à castanha.
Do programa da festa constam também outras actividades como passeios de charrete, prova de perícia equestre, o «Tour da Castanha» em bicicleta todo-o-terreno ou um desfile de moda alusivo à castanha a cargo que envolve as crianças das escolas do concelho.
«Acreditamos que preparamos um conjunto de temas e actividades que vão trazer gente de todo o lado», disse Carla Alves, da organização do evento, que se repete há oito anos, a cargo da Câmara Municipal.
Vinhais é, na Terra Fria Transmontana, dos maiores produtores de castanha, comercializando entre 13 a 15 mil toneladas por ano, e está apostado em fazer deste um produto emblemático do concelho idêntico àquele que é há décadas o mais conhecido: o fumeiro regional.
Em época de crise, a organização aumentou e oferece gratuitamente o espaço aos expositores, poupando no cartaz de espectáculos, com a animação a cargo de grupos tradicionais ou artistas da terra.
A apanha da castanha está atrasada, mas não faltarão «quentes e boas» nos próximos três dias, nomeadamente as oferecidas no magusto em volta do maior assador do mundo capaz de servir sete mil pessoas de uma rodada.
A organização reservou duas toneladas de castanha para este fim, mas este ano o assador funcionará com horário fixo, fora do qual quem quiser comer castanha assada pode comprar no recinto da festa.
O programa incluiu ainda o concurso da castanha, o magustão da Família do Tio João, um conhecido programa de rádio regional, programas na televisão e mais um encontro da Confraria do Porco Bísaro e do Fumeiro de Vinhais.

Café Portugal/Lusa
.

Sem comentários:

Enviar um comentário