segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Tamborileiros debatem padronização dos instrumentos

O Encontro de Tamborileiros regressou a Sendim, concelho Miranda do Douro, no passado sábado, mas desta vez organizado pela Lérias. 
Segundo Ricardo Santos, membro desta Associação Cultural e também professor de música, este encontro pretende revitalizar o conjunto instrumental, flauta pastoril e tamboril, e assim incentivar novos músicos a tocá-lo. “A ideia é tentar juntar toda esta gente porque a opinião de todos é importante para que a flauta pastoril e o tamboril tenham a presença que tem por exemplo na vizinha Espanha. Queremos fazer deste instrumento cada vez mais popular”, refere Ricardo Santos.Paulo Preto, gaiteiro do grupo musical Galandum Galundaina, foi também chamado a este encontro para debater o futuro dos instrumentos típicos mirandeses. “É muito importante que nós consigamos falar com os construtores e pôr a nossa experiência na mesa e tentar, já que se vai fazer uma padronização do instrumento para desenvolver a escola, que esse instrumento possa tocar com as gaitas, as sanfonas, a guitarra e outros instrumentos”, explica. 
Para Francisco Porfírio, um dos poucos construtores de flautas pastoris existentes no planalto, esta é uma actividade pouco lucrativa mas que dá muito prazer. “Eu estou reformado e trabalhei sempre de carpinteiro mas isto de construir uma flauta não dá dinheiro é só um desejo e uma intuição”.
Um dos objectivo da Lérias é padronizar os instrumentos para que seja possível criar uma escola, dando assim continuidade à tradição.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário