quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Passaporte para o Empreendedorismo apresentado aos alunos do IPB

Estimular jovens empreendedores qualificados a desenvolver o seu projecto inovador é o objectivo do “Passaporte para o Empreendedorismo” que foi, ontem, apresentado aos alunos do Instituto Politécnico de Bragança.
Este programa arrancou em Novembro do ano passado e até ao próximo dia 15 ainda podem ser apresentadas candidaturas.  Existem três tipos de apoio que podem ser atribuídos. “Há uma bolsa mensal de 691 euros até três jovens por projecto que é concedida por um período mínimo de quatro meses e máximo de um ano para que o jovem possa dedicar-se em exclusividade à transformação daquela ideia num eventual negócio” explica a responsável do IAPMEI pelo projecto “Passaporte para o Empreendedorismo”.
Além disso há “um apoio de mentoria, em que o jovem é acompanhado por alguém experiente, que faz parte de uma rede nacional de mentores, e que vai orientá-lo no desenvolvimento do seu projecto”, refere Ana Rosas, acrescentando que “há uma terceira área de apoio de assistência técnica, para projectos que careçam de consultoria especializada nas áreas económica, financeira e tecnológica”.
Em Bragança apenas um projecto foi apresentado ao “Passaporte para o Empreendedorismo.Trata-se de um projecto para a criação de conteúdos na área do marketing digital.
O coordenador do gabinete de empreendedorismo do IPB salienta que este programa é uma alavanca para os alunos avançarem com a sua própria ideia de negócio. “É uma forma de ajudar as pessoas que têm ideias de negócio que até aqui teria de andar por conta e risco”, afirma José Adriano, salientando que “é muito desagradável para uma pessoa que tem uma ideia com potencial não se sentir apoiado e ao existir este estímulo, será uma oportunidade para que mais e melhores ideias surjam”.
Em todo o país já foram apresentados 1079 projectos, dos quais foram aprovados 652, apoiados em cinco milhões e meio de euros.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário