quinta-feira, 31 de outubro de 2013

É preciso melhorar a gestão da caça

É preciso melhorar a gestão das espécies de caça na região. Quem o diz é o presidente da Federação das Associações de Caçadores da 1.ª Região Cinegética.
Castanheira Pinto deixa um alerta aos caçadores para contribuírem para uma actividade cinegética sustentável sustentável. “Em relação à perdiz e à lebre não foi um ano mau de criação. Agora o que acontece efectivamente é que a gestão desta espécie tem que ser por parte dos caçadores muito cuidada, de forma a que de ano para ano se possa vir a implementar cada vez mais um potencial importante que ela é, nomeadamente com o fomento da espécie”, realça Castanheira Pinto, acrescentando que “ os terrenos estão praticamente todos ordenados, na nossa região temos 90 por cento do terreno ordenado em zonas de caça, e portanto é preciso que haja uma boa gestão dos efectivos por parte dos caçadores. E uma boa gestão não é deixar de caçar, mas sim caçar de uma forma sustentável”.  
Já em relação às espécies de caça maior, Castanheira Pinto defende que haja um planeamento mais eficaz das montarias ao javali.“Relativamente ao javali aquilo que é necessário que houvesse um planeamento da quantidade de montarias que existem. E a Federação nesse aspecto tem estado a fazer um esforço muito grande junto das associações para que este entendimento exista. 
Hoje já não pode ser visto o javali como uma espécie predadora, mas sim como uma espécie cinegética nobre na nossa região, que produz boas jornadas de caça e que está ligada a grandes eventos, como seja por exemplo a Norcaça”, sublinha o responsável.
A caça vai estar em destaque na Norcaça, Norpesca e Norcastanha, com abertura marcada para as cinco da tarde de hoje.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário