quinta-feira, 24 de outubro de 2013

120 expositores na Festa da Castanha de Vinhais

Organização aumenta espaço para acolher produtores, que, este ano, têm expositor gratuito
Mais produtores, distribuídos por um maior espaço de exposição e com actividades novas para mostrar aos visitantes. Estas são algumas das novidades da edição deste ano da Rural Castanea – Festa da Castanha de Vinhais, que decorre no próximo fim-de-semana.
Este ano, os cerca de 120 produtores esperados também não vão pagar o aluguer do espaço de exposição, que é oferecido pela organização, que decidiu poupar no cartaz musical, que é composto pela prata da casa. Os artistas de fora vêm através do programa “Somos Portugal”, da TVI, que no próximo domingo está em Vinhais.
“O espaço de exposição será gratuito para os expositores que são de toda a região transmontana, desde o Planalto Mirandês, Chaves, Valpaços, Mogadouro, são gente da nossa terra. Privilegiamos as produções artesanais, os pequenos produtores e aqueles que nesta altura têm outros produtos ligados à castanha para vender”, salienta Carla Alves, da organização.
Apesar de se prever um bom ano de castanha, a queda do fruto está atrasada, devido ao tempo seco que se fez sentir nos últimos meses. Ainda assim, Carla Alves, garante que vai haver castanha suficiente para vender na feira. “O atraso é sobretudo na variedade longal, mas temos castanha de outras variedades e na feira não vai faltar castanha.
A feira serve também para contactos e certamente que em terra de castanha é sempre uma feira onde não faltarão produtores e contactos para quem quiser comprar em quantidade”, assegura.
30 a 50 mil visitantes
A organização espera entre 30 a 50 mil visitantes nos três dias do certame. “Esta festa contará certamente com uma afluência muito grande de público, porque no sábado contamos com o Magustão do Tio João, da Brigantia, e contamos que muita gente o vai acompanhar e fazer ali um magusto junto do maior assador de castanhas do Mundo, no domingo vamos ter cá a TVI”, realça Carla Alves.
Destaque ainda para as Jornadas da Castanheiro, na manhã de sábado, concursos de castanha e de doçaria com castanha, demonstrações equestres e passeios BTT e todo-o-terreno por paisagens onde predominam soutos.
Destaque
A queda do fruto está atrasada, devido ao tempo seco que se fez sentir nos últimos meses

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário