terça-feira, 24 de setembro de 2013

Tua vai ser parque natural regional

O Vale do Tua, no nordeste transmontano, está prestes a tornar-se o primeiro parque natural regional do país. O projecto, promovido pela Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, esteve em consulta pública até à passada segunda-feira e prevê a protecção de uma área de 25 mil hectares, partilhada entre os municípios de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor.
Serão estes os cinco municípios responsáveis pela gestão do novo parque, que resulta das contrapartidas pagas pela EDP pela construção da barragem de Foz Tua – que nos últimos anos tem sido muito contestada pela população e por ambientalistas, o que, recorde-se, chegou a ameaçar a classificação do Douro Património Mundial.
A representante do Icomos (organismo que analisou o processo), Ana Paula Amendoeira, lamentou recentemente a decisão da Unesco de manter a classificação e aceitar a construção da barragem, por não se fundamentar em pareceres científicos e ignorar o facto de a nova infra-estrutura comprometer o património natural da zona.
No novo Parque Natural Regional do Vale do Tua, serão investidos cerca de 75 milhões de euros para a valorização do património histórico e natural da zona, mas também para apoiar novos projectos de desenvolvimento regional.
A partir de Outubro, aquele parque começará a receber candidaturas para financiar projectos na região, públicos e privados. Garantida a classificação, que obteve em Julho parecer favorável do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, o objectivo é agora incluir o parque na Rede Nacional de Áreas Protegidas.

por Sónia Balasteiro
in:sol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário