quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Ponte de Linhares

Portugal, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Linhares
Arquitectura de comunicações e transportes, moderna. Ponte moderna de arco, com tabuleiro horizontal sobre três arcos de volta perfeita, em aparelho de silhares de granito com aduelas formando extradorso regular, pegões com talhamar e talhante.
Número IPA Antigo: PT010403080024
Categoria
Monumento
Descrição
Ponte de tabuleiro horizontal sobre três arcos de volta perfeita, sendo menor o da margem direita. Aparelho de silhares de granito, aduelas largas e curtas, formando extradorso regular. Os pegões apresentam talhamares a montante de secção triangular escalonada e, para jusante, talhantes rectangulares e também escalonados. Sob cada um dos arcos são visíveis quatro pares de agulheiros. A orientação é N. / S., o tabuleiro actual é em betão, as guardas são férreas e o pavimento encontra-se empedrado. Ao longo dos paramentos para montante, sob o tabuleiro, correm duas condutas de água, cravadas no aparelho granítico com cintas férreas.
Acessos
No interior da sede de freg., EM 633 ligando ao Douro e São João da Pesqueira
Protecção
Inexistente
Grau
3 – imóvel ou conjunto de acompanhamento que, sem possuir características individuais a assinalar, colabora na qualidade do espaço urbano ou na ligação do tempo com o lugar, devendo ser preservado em tal medida. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Valor Concelhio / Imóvel de Interesse Municipal e outras classificações locais.
Enquadramento
Urbano, sobre a Ribeira de Linhares, tributária do Douro. Em ambas as margens ergue-se casario próximo e bordejando o rio estendem-se alguns campos e lameiros. Para S., a c. de 500m, eleva-se o Monte do Castelo, para N. desenvolve-se núcleo urbano mais concentrado.
Descrição Complementar
Utilização Inicial
Comunicações e transportes: ponte
Utilização Actual
Comunicações e transportes: ponte com circulação automóvel
Propriedade
Pública: municipal
Afectação
Sem afectação
Época Construção
Época Moderna
Arquitecto / Construtor / Autor
Desconhecido.
Cronologia
Época Moderna - Época provável de construção atendendo às características construtivas; séc. 20, meados - remoção do tabuleiro original e guardas e colocação de novo tabuleiro, guardas metálicas e novo pavimento empedrado.
Características Particulares
Ponte de boa fábrica num trajecto que estabelece ligação entre os vales do Tua e do Douro onde desemboca fronteiro ao importante Santuário de São Salvador do Mundo. Possui talhamares triangulares escalonados e talhantes rectangulares também escalonados.
Dados Técnicos
Estrutura mista.
Materiais
Granito, ferro, betão, cimento.
Bibliografia
TAVARES, Virgílio, Conheça a Nossa Terra. Carrazeda de Ansiães, 1999; GOMES, Paulo Dordio, Arqueologia das Vilas Urbanas de Trás-os-Montes e do Alto Douro. A reorganização do povoamento e dos territórios na Baixa Idade Média (sécs. XII - XV), Porto, FLUP, 1993.
Documentação Gráfica
Documentação Fotográfica
IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMN
Documentação Administrativa
Intervenção Realizada
Observações
O antigo povoado roqueiro e alti-medieval de Linhares, implantado no Monte do Castelo e que recebe carta de foral de Fernando Magno em meados do séc. 11, pela mesma altura em que recebe foral Ansiães, acabará por ser absorvido por esta última vila, em cujo termo aparece incluído, nas Inquirições de 1258, como aldeia. Contrastam pois naturalmente os indícios patentes em Linhares - o Castelo e o local onde se implantava a Igreja Matriz Velha de São Miguel - com as importantes construções baixo-medievais que restaram na antiga Vila de Ansiães. A primitiva implantação recatada de Linhares acabaria por ser abandonada e a comunidade vem estabelecer-se junto à Ribeira de Linhares (DORDIO, 1993).
Autor e Data
Alexandra Cerveira 1999

in:monumentos.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário