quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Mais fácil pagar estacionamento em Bragança

O pagamento do estacionamento na cidade de Bragança é agora mais fácil.
Desde ontem que está em funcionamento um sistema que permite pagar através do telemóvel.
Trata-se de uma aplicação para smartphones desenvolvida pela Portugal Telecom.  
O engenheiro de software da PT explica que “a aplicação permite efectuar o estacionamento de diversas formas. Uma delas é o estacionamento sem fim definido em que se inicia o estacionamento sem saber quando é que vai terminar e depois quando se regressa à viatura pára-se o estacionamento pagando o valor do tempo que a viatura esteve estacionado, se houver a noção do tempo que se vai estar estacionado, indicam-se os minutos ou os euros que se quer gastar”. 
Ricardo Melo acrescenta que “o pagamento do estacionamento pode ser feito de uma forma pré-paga através de uma carteira virtual que pode ser carregada através de cartão de crédito ou directamente da conta bancária através do serviço MB Phone”.
A aplicação permite também emitir alertas ao condutor de que o tempo de estacionamento está a terminar e fazer o prolongamento. Para quem não tem acesso à internet também pode pagar o estacionamento através de sms.
Para o presidente da câmara de Bragança este sistema vem facilitar a vida aos utilizadores. “Temos consciência que nesta fase inicial haverá uma utilização relativamente baixa, mas o futuro vai neste sentido e por isso temos de nos familiarizar com esta inovação que é colocada ao serviço dos cidadãos”, refere Jorge Nunes.
Com a implementação deste novo sistema, muda também o modo de fiscalização. Os elementos da PSP de Bragança já receberam dois equipamentos que lhes permite aceder ao registo de pagamentos. O comandante salienta que os agentes terão agora de se familiarizar com o sistema. “É normal que nos primeiros dias haja alguma dificuldade em operacionalizar a fiscalização pois estamos a lidar com novos métodos e tecnologia mas vamos ter que nos adaptar”, assegura Amílcar Correia.
Este é um projecto-piloto da PT que está em implementação há pouco mais de meio ano. 
O director comercial elogia a autarquia brigantina por ter aderido. “Demonstra a capacidade de pioneirismo da câmara de Bragança que aderiu a esta fase piloto que sendo que neste momento temos sete municípios em funcionamento”, salienta Mário Ceborro.
Os parques de estacionamento subterrâneos não estão contemplados neste sistema que vai abranger 455 lugares em toda a cidade.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário