sexta-feira, 20 de setembro de 2013

INCÊNDIOS AFETAM PRODUÇÃO DE MEL NO VALE DO SABOR E PARQUE DO DOURO INTERNACIONAL

Os incêndios que deflagraram em julho e agosto na região do parque Natural do Douro Internacional e no vale do rio Sabor destruíram cerca de 500 colmeias e provocaram danos produtivos em cerca de 8.000. 
Os números foram avançados pela Associação de Apicultores do Parque Natural do Douro internacional (AAPNDI), que abrange os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta.
"Para as 8.000 colmeias afetadas temos vindo a reclamar apoios para a alimentação dos enxames, já que é praticamente impossível trasladar os colmeais para zonas onde haja alimentos para as abelhas", referiu o técnico na AAPNDI, Vítor Ferreira.
De acordo com o técnico, devido aos incêndios que "fustigaram" as regiões do Douro Superior, Parque Natural do Douro Internacional e do Planalto Mirandês"não há assim muitas áreas disponíveis para colocar os apiários".
"Já reclamámos junto da tutela apoios para a aquisição de alimentos para que possamos manter vivos os enxames até ao fim do inverno", frisou o técnico.
As 500 colmeias que foram destruídas pelas chamas estavam em produção. Para além da perda do efetivo, a produção de mel do corrente ano ficou "altamente comprometida".
"Já nos foi prometido que o potencial produtivo seria reposto. No que diz respeito aos apoios à alimentação, teremos de fazer outra contabilidade para sabermos o efetivo apícola que poderá ser apoiado",acrescentou Vítor Ferreira.
Nos entanto, os apicultores nordestinos mostram-se apreensivos com as elevadas temperaturas do mês de setembro e temem que possa haver mais incêndios na região “que comprometam ainda mais a produção de mel".

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário