sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Cidade de Bragança assinala o Dia Europeu sem Carros

Linha delimitadora
da Zona de restrição
ao tráfego motorizado
no dia 22 de setembro
No dia 22 de setembro, o Município de Bragança promove o “Dia Europeu sem Carros”. Uma vez mais, e com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para os efeitos negativos que as atuais tendências do transporte urbano têm na saúde, tanto para as pessoas como para as cidades em que vivem, o Município de Bragança promove, no dia 22 de setembro (domingo), o Dia Europeu sem Carros.
Para tal, organizou um conjunto de iniciativas, com a seguinte programação: - das 8:00 às 13:00 horas: Restrição de arruamentos na cidade de Bragança ao tráfego motorizado (conforme mapa abaixo) - 9:00 horas: Percurso pedestre, acompanhado de guia turístico; Concentração: Praça Cavaleiro Ferreira.
O uso excessivo de veículos motorizados, em especial do automóvel particular, provoca inúmeros problemas de saúde nos cidadãos, como incluem lesões e mortes devido a acidentes rodoviários; infeções respiratórias e doenças decorrentes da poluição atmosférica, doenças crónicas, como excesso de peso/obesidade e doenças cardiovasculares devido a um crescente estilo de vida sedentário. Outros fatores de risco para a saúde física e mental são as catástrofes naturais desencadeadas pelas alterações climáticas tais como, cheias, tempestades e ondas de calor; o isolamento social e a desagregação da comunidade consequência do enorme tráfego rodoviário e da ausência de espaços públicos; e a poluição sonora que leva a perturbações do sono e a irritação.
Linha delimitadora da Zona de restrição ao tráfego motorizado no dia 22 de setembro.
As artérias abrangidas pela Zona de restrição serão: Rua 5 de Outubro, parte da Rua Alexandre Herculano, Rua da República, Praça da Sé, Rua Almirante Reis, Jardim António José de Almeida, Praça Camões e Zona dos Batocos, Rua Oróbio de Castro, Rua Dr. Raul Teixeira, Largo Lucien Guerche, Rua das Moreirinhas, Rua dos Gatos, Rua dos Fornos, Rua Combatentes da Grande Guerra, Largo de São Vicente, Rua Abílio Beça, Rua 1 de Dezembro, Rua Marquês de Pombal, Rua Trindade Coelho, Rua Serpa Pinto, Rua de São João, Rua José Beça, corredor verde do rio Fervença desde a rotunda Flor da Ponte à escadaria de acesso à capela de Nossa Srª da Piedade.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário