quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Capela de Nossa Senhora do Areal

Portugal, Bragança, Vinhais, Agrochão
Arquitectura religiosa, quinhentista. Capela alpendrada quinhentista com pinturas murais.
Número IPA Antigo: PT010412010019
Categoria
Monumento
Descrição
Planta longitudinal composta por nave, capela-mor, a primeira antecedida por alpendre, sem coincidência entre exterior e interior, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa irregular pintada de preto, rematadas em beiral. Fachada principal em empena, antecedida por alpendre fechado, apoiado em pano de muro, rasgado frontal e lateralmente por vãos rectilíneos, o frontal protegido por portão metálico, pintado de preto. 
O muro do alpendre remata em empena truncada por sineira de volta perfeita, assente em impostas salientes e rematada em empena com cruz no vértice, assente em plinto piramidal. A fachada é rasgada por portal axial de verga recta. Fachada lateral esquerda cega, sendo a oposta rasgada por fresta rectilínea, rasgada na zona do altar-mor. Fachada posterior em empena. INTERIOR rebocado e pintado de branco, percorrido por lambril pintado de cinza. No lado do Evangelho, uma representação de São Pedro enquadrado numa edícula de arco apontado também coberta por pintura branca. 
Em diversos pontos das paredes cobertas de cal branca existem outras figurações e ornamentações geométricas. Arco triunfal de volta perfeita, assente em impostas salientes acede à capela-mor com cobertura de madeira em masseira pintada de azul celeste. Atrás do retábulo-mor de talha e da actual pintura branca da parede, localiza-se um dos frescos distribuindo-se por toda a área da parede de cabeceira com as dimensões de 3,80m X 2m. A cena ao centro representa a "Coroação da Virgem". Do lado direito, outra cena representando a "Anunciação" e do lado esquerdo uma terceira com duas figuras talvez representando "Sant'Ana e São Joaquim". As três cenas são enquadradas por motivos arquitectónicos com colunatas compartimentadas por entablamento.
Acessos
EN 206 (Valpaços - Bragança), Km 206, aldeia de Agrochão, caminho para a Capela de Nossa Senhora do Areal
Protecção
Inexistente
Grau
3 – imóvel ou conjunto de acompanhamento que, sem possuir características individuais a assinalar, colabora na qualidade do espaço urbano ou na ligação do tempo com o lugar, devendo ser preservado em tal medida. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Valor Concelhio / Imóvel de Interesse Municipal e outras classificações locais.
Enquadramento
Rural, isolado, situado numa encosta sobranceira a uma ribeira rodeada de fragas, monte e alguma árvores.
Descrição Complementar
Utilização Inicial
Religiosa: capela
Utilização Actual
Religiosa: capela
Propriedade
Privada: Igreja Católica
Afectação
Sem afectação
Época Construção
Séc. 16
Arquitecto / Construtor / Autor
Desconhecido.
Cronologia
Séc. 16 - construção da capela e realização das pinturas murais.
Características Particulares
Pinturas de grande qualidade de um mestre português ou galego ao estilo de meados do séc. 16 com características maneiristas de influência holandesa (Vitor Serrão cit. por AFONSO 1985: 218).
Dados Técnicos
Sistema estrutural de paredes portantes.
Materiais
Xisto; argila e cal (rebocos); tintas (pinturas murais).
Bibliografia
AFONSO, Belarmino, Pinturas murais seiscentistas em capelas do distrito de Bragança, Brigantia, 5 (1), Bragança, 1985, p. 211 - 218.
Documentação Gráfica
Documentação Fotográfica
IHRU: DGEMN/DSID
Documentação Administrativa
Intervenção Realizada
Proprietário: 1985 - obras realizadas, tendo os frescos no interior sido cobertos com tinta branca.
Observações
Autor e Data
Paulo Amaral e Paulo Dordio 1996

in:monumentos.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário