sábado, 24 de agosto de 2013

Festival de Música Tradicional - Macedo de Cavaleiros retoma evento com música portuguesa e estrangeira

O Festival Internacional de Música Tradicional regressa ao palco de Macedo de Cavaleiros a 30 e 31 de Agosto, com um cartaz internacional. 
No primeiro dia, sexta-feira, sobem ao palco António Gomes e Bruno Mazeda, dois jovens macedenses de 14 e 15 anos respectivamente.
Amigos e alunos do conservatório tocam gaita-de-foles e precursão e interpretam música celta. Segue-se Oscar Ibáñez, professor e especialista em gaita galega, tem um percurso musical assinalável com actuações na Europa e que agora apresenta o seu primeiro disco a solo “Alén do mar”; Convinha Tradicional é um projecto nascido em 1994, interpretam temas tradicionais portugueses, com recursos a instrumentos diversos e várias vozes.
No segundo dia, sábado, a Praça das Eiras recebe: Grupo Cantarolar, intérprete de muitos ritmos tradicionais, a que se juntam alunos das aulas de viola cavaquinho e acordeão do 1º ciclo e do apoio às associações culturais que há 4 anos se realizam em regime nocturno; Léo e Jéssica, dois irmãos de 18 e 17 anos respectivamente.
Animação de rua
Léo toca gaita-de-foles há 8 anos e Jéssica precursão há 6 anos, arte aprendida na Escola EB 2, 3 de Macedo. Interpretam música tradicional mirandesa e já acturam um pouco por todo o país e em Itália; Dunya apresenta música tradicional árabe, do tempo da rota da seda, a que se acrescenta interpretação da dança do ventre; Realejo assume
uma música tradicional com raízes celtas, agarrando a plateia logo nos primeiros acordes.
A animação de rua está a cargo de Kate Gass e Raul, António Gomes e Bruno Mazeda, Leo e Jéssica, Toca a Bombar das Arcas, Banda de Latos de Bagueixe, Pauliteiros de Salselas, Fanfarra de Limãos, Grupo de Bombos de Ala, Fanfarra de Vale da Porca, Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo, Caretos de Podence.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário