quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Bragança-Miranda: Bênção papal e indulgência plenária no 106º aniversário da padroeira da catedral e da cidade

Hoje, em Bragança, os fiéis podem receber a bênção papal e indulgência plenária na eucaristia do 106º aniversário da proclamação da Virgem Santa Maria Rainha padroeira da catedral e da cidade de Bragança.
Aos fiéis que, em Bragança, “devotamente” participem na eucaristia de hoje, às 17h00, é concedida bênção papal, “com indulgência plenária anexa”, lê-se no decreto assinado por D. Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor da Santa Sé, que vai presidir à celebração.
Para receberem a bênção e a indulgência do Papa Francisco, os bragantinos devem comparecer na catedral “de coração afastado de todo o afeto ao pecado” para a festa de Nossa Senhora das Graças, que celebra o 106º aniversário da proclamação da Virgem Santa Maria Rainha padroeira da catedral e da cidade de Bragança.
As condições para receberem a indulgência plenária são as “habituais”: “confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Papa Francisco”, explica a Penitenciaria Apostólica.
A indulgência é definida no Código de Direito Canónico (cf. cân. 992) e no Catecismo da Igreja Católica (n. 1471) como “a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições pela ação da Igreja”.

Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário