sexta-feira, 26 de julho de 2013

Projetos transfronteiriços entre Portugal e Espanha ganham 16 ME

As universidade do Porto e do Minho, o Instituto Politécnico de Bragança ou o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia são algumas das entidades que vão receber apoios comunitários na ordem dos 16 milhões de euros, informou hoje fonte oficial.
Segundo informações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), o Programa de Cooperação Espanha-Portugal aprovou um novo pacote de apoio comunitário de "16 milhões de euros" para 20 projetos transfronteiriços para desenvolver a cooperação entre Portugal e Espanha.
Alguns dos beneficiários destas verbas são o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, vários centros tecnológicos da Universidade do Porto, Universidade do Minho, Instituto Politécnico de Bragança e diversas associações empresariais da região, adiantou à Lusa fonte CCDR-N.
Os apoios comunitários são para realizar projetos relacionados com a inovação, emprego, proteção ambiental, património e prevenção de riscos, acrescentou a CCDR-N.
"Metade destes investimentos têm a participação de instituições e associações empresariais da região norte" e dos "dez projetos que foram viabilizados pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, "oito serão desenvolvidos com a Galiza" e "dois envolvem diversas regiões ibéricas".
A CCDR-N registou mais de 100 candidaturas, tendo sido eleitas "as 20 que serão desde já alvo de financiamento comunitário, visando objetivos de fomento à competitividade, à inovação e ao emprego, bem como de preservação e proteção do ambiente, património e prevenção de riscos".
Com esta última aprovação de verbas para o Programa de Cooperação Espanha-Portugal, o "norte de Portugal totaliza 112 projetos de investimento aprovados, no conjunto global de 215 deste programa", acrescenta a mesma entidade.

CCM // JGJ
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário