terça-feira, 23 de julho de 2013

Prémio Welcome to Portugal procura “cartão-de-visita” que melhor promove o Destino Portugal

Decorrem até 2 de Setembro as candidaturas à segunda edição do Prémio Welcome to Portugal, que tem como objectivo distinguir as iniciativas turísticas que melhor promovem o Destino Portugal, enquanto “cartão-de-visita” do País.
A iniciativa promovida pelo subcomité LIDE Turismo e Gastronomia, do LIDE Portugal – Grupo de Líderes Empresariais, em parceria com a Organização Mundial de Turismo (OMT) e com o Turismo de Portugal, conta já com dez candidaturas ao prémio, que será entregue dia 5 de Outubro, no âmbito do II Fórum Empresarial do Algarve, a realizar nos dias 4, 5 e 6 de Outubro, em Vilamoura.
No seguimento do sucesso alcançado na primeira edição do Prémio Welcome to Portugal, em que foi distinguida a Rota Vicentina, entre as 35 candidaturas a concurso, pela promoção do turismo ecológico e rural no sudoeste alentejano e na costa vicentina, o subcomité LIDE Turismo e Gastronomia pretende, este ano, distinguir um novo projecto com relevância turística pelo envolvimento das populações locais na relação com os turistas, promovendo Portugal, enquanto destino turístico, dentro e fora do País.
«Pretendemos, com esta iniciativa, dar a conhecer o que de melhor se faz em Portugal em prol do Turismo e ajudar a promover projectos que permitam colocar o nosso País e a nossa gastronomia no topo das escolhas dos turistas que nos visitam», explica Manuel Fernando Espírito Santo, presidente do subcomité LIDE Turismo e Gastronomia.
«O envolvimento das populações locais na relação com os turistas, de forma directa ou indirecta, é, obviamente, essencial para proporcionar experiências únicas e duradouras que constituam, de facto, um importante cartão-de-visita do País, não só no estrangeiro mas também cá dentro», refere o responsável, considerando ainda que «o conjunto de candidaturas recebidas no ano da estreia do Prémio é revelador da riqueza da oferta do Turismo Nacional e da nossa hospitalidade».
Entre as candidaturas recebidas pelo subcomité LIDE Turismo e Gastronomia ao Prémio Welcome to Portugal 2013 constam projectos como o Cooking and Nature Emotional Hotel, situado em Alvados, a Herdade do Sobroso, especialmente vocacionada para o turismo rural, o turismo cinegético e enoturismo, o Lisboa Story Centre, o centro temático do Turismo de Lisboa, a Fundação Serralves – Projecto Serralves em Festa, o restaurante Belcanto José Avillez, entre outros.
«A participação nesta iniciativa constitui uma oportunidade única, uma vez que a candidatura ao Prémio dará, por si só, maior visibilidade ao evento ou iniciativa, além da potencial atribuição do Prémio, que reconhecerá a qualidade e importância destes eventos a nível local, regional e nacional, representando um verdadeiro factor de diferenciação», salienta Manuel Fernando Espírito Santo. «Recomendo vivamente a candidatura de iniciativas de carácter gastronómico, ambiental, desportivo e cultural, que contribuam para proporcionar aos turistas experiências únicas que os motivarão a recomendar Portugal a familiares e amigos como destino turístico e a voltar a visitar-nos», acrescenta.
O júri que atribui o Prémio à melhor iniciativa é constituído pelo presidente da Bolsa de Turismo de Lisboa, e representantes do Turismo de Portugal, da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), da Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo (APAVT), da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), da TAP, do subcomité LIDE Turismo e Gastronomia, da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), e dos media partners, RTP e Publituris. Mais informações sobre o Prémio Welcome to Portugal podem ser consultadas no website http://www.lideportugal.com/welcometoportugal/. As candidaturas devem ser enviadas até dia 2 de Setembro, para sandra.pina@lideportugal.com, com uma memória descritiva de, no máximo, quatro páginas, e uma apresentação de PowerPoint de até 10 slides.
Sobre o LIDE Turismo e Gastronomia O subcomité LIDE Turismo e Gastronomia é um grupo especializado do LIDE Portugal, que tem como objectivo principal promover e posicionar o destino Portugal e a gastronomia portuguesa, no sentido de os colocar na primeira linha das opções dos turistas e consumidores estrangeiros.
Outros objectivos passam por colocar o Turismo na agenda política; promover Portugal junto do mercado turístico estrangeiro, especialmente brasileiro e europeu; fomentar o intercâmbio entre as empresas turísticas portuguesas e as dos países onde o LIDE está presente, no plano da formação, da tecnologia, do investimento e da internacionalização; promover o turismo sustentável e cumpridor das normas ambientais; potenciar o desenvolvimento do turismo local, com o envolvimento das populações locais. O subcomité LIDE Turismo e Gastronomia é constituído por Manuel Fernando Espírito Santo, presidente, por Jorge Rebelo de Almeida, Luigi Valle, Salvador Guedes, António Trindade, Francisco Sá Nogueira, Vitor Sobral e António Rosado. Texto escrito ao abrigo do antigo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário