quarta-feira, 31 de julho de 2013

"Pequeno herói" salva criança em Bragança

Tem nove anos e é conhecido como o “pequeno herói”. Gonçalo Fernandes foi quem salvou uma criança de quatro anos, que, no passado dia 16 de Julho, estava inanimada debaixo de água numa das piscinas do Clube Académico de Bragança.
Quando percebeu que a criança corria perigo, Gonçalo não perdeu tempo em retirá-la da água. “O garoto estava debaixo de água e eu pensei que conseguia estar muito tempo debaixo de água. Mas depois um garoto muito pesado veio do escorrega e caiu em cima dele e depois eu tirei-o debaixo de água e vi que estava com os olhos e os lábios roxos. Trouxe-o para a berma da piscina e pedi ajuda”, conta o herói.
O acto de coragem de Gonçalo vale-lhe agora o reconhecimento público. 
A mãe, Ana Jorne, não cabe em si de contentamento pelo gesto do filho. “Senti-me uma mãe muito feliz, porque tenho um filho que foi muito corajoso, conseguiu salvar uma criança e isso para nós é motivo de orgulho”, afirma Ana Jorne.
Para além do Gonçalo, também o enfermeiro Norberto Silva teve um papel fundamental para que esta história tivesse um final feliz. O enfermeiro-chefe do serviço de Urgência do Hospital de Bragança estava nas piscinas com as filhas e não hesitou quando ouviu a criança a pedir ajuda. “Há um menino que se dirige a mim com um ar apavorado a gritar: ‘Está um garoto morto na piscina’. Dirigi-me rapidamente ao local e vejo uma criança pequena inanimada na berma da piscina. Quando me apercebo que a criança está em paragem respiratória, e nestes casos não temos tempo a perder, iniciei de imediato as manobras de reanimação apropriadas”, conta o enfermeiroA criança foi transportada para o Hospital de Bragança, onde foi assistida, e teve alta 24 horas depois, sem sequelas do ponto de vista neurológico. 
Mas como nem todas as histórias têm um final feliz como esta, Norberto Silva deixa um alerta a todos os pais.“As crianças têm o crânio mais pesado do que o corpo, o que diminui a capacidade de flutuar e rapidamente a criança entra em submersão. Por isso, quero deixar aqui um alerta para todos os pais, que vigiem sempre as crianças nos rios, nas albufeiras, nas praias, nas piscinas, porque infelizmente todos os anos assistimos a histórias tristes”, alerta Norberto Silva
O Clube Académico de Bragança está a ponderar fazer uma homenagem ao Gonçalo e a Norberto Silva, por terem salvo a criança de quatro anos.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário