quarta-feira, 31 de julho de 2013

Capela da Misericórdia de Castro Vicente

Portugal, Bragança, Mogadouro, Castro Vicente
Arquitectura religiosa, vernácula. Capela de planta longitudinal simples, com cobertura interior homogénea em vigamento de madeira, iluminada por fresta junto ao altar-mor, rasgada na fachada lateral direita, com o antigo hospital, de planta rectangular, adossado ao lado oposto. Fachada principal enquadrada por cunhais apilastrados com pináculos e terminada em empena truncada por sineira de apenas uma ventana em arco de volta perfeita. Fachadas rematadas em beiral, a lateral direita rasgada por porta travessa em arco de volta perfeita. Interior despojado de qualquer decoração. Hospital de dois pisos com vãos rectilíneos sobrepostos.
Número IPA Antigo: PT010408080071
Categoria
Monumento
Descrição
Planta rectangular composta por capela com sacristia adossada à fachada lateral esquerda e o corpo do antigo hospital adossado à fachada lateral esqurda e formando um ângulo recto na fachada principal, com coberturas diferenciadas em telhados de 3 águas na capela, de quatro no hospital e uma na sacristia. 
Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa pintada a cinzento claro e rematada em beirado com dupla telha. Fachada principal voltada a O., com embasamento de cantaria e enquadrada por cunhais apilastrados encimados por pináculos, sobre plintos cúbicos, e terminada em friso e cornija, formando empena encurvada e truncada, por sineira, de ventana única em arco de volta perfeita, encimada por decoração concheada e coroada por cruz latina; portal em arco abatido, com moldura de cantaria e pequena cornija, tendo, sobre o fecho, escudete concheado anepígrafo, sobrepujado por janelão também em arco abatido, com cornija e peitoril em forma de avental. 
Fachada lateral esquerda virada a N., adossada ao edifício do antigo hospital e a oposta, virada a S., com porta em arco de volta perfeita, em cantaria de granito e postigo a iluminar o corpo da capela-mor. Fachada posterior com pequena fresta gradeada no corpo da sacristia, que forma um pequeno ângulo obtuso. Adossado, surge um nicho em alvenaria de xisto aparente, com as juntas argamassadas e cobertura em telhado de duas águas, com um vão rectangular gradeado, tendo, no interior, um registo de azulejo com 56 azulejos, de 7x8, monocromáticos, formando uma moldura com motivos fitomórficos enquadrando Nossa Senhora da Piedade com Cristo no regaço e a inscrição: "ESTAVA A MÃE DOLOROSA / AO PÉ DA CRUZ LACRIMOSA / ENQUANTO O FILHO PENDIA ... / CASTRO VICENTE, 18 Ag. 1988". INTERIOR rebocado e pintado de branco com pavimento em lajeado irregular de granito e cobertura, em vigamento de madeira. 
No lado do Evangelho, porta de verga recta de acesso à sacristia e nicho rectangular.
 A zona do altar-mor é definida por degrau sobrelevado. Sacristia com pavimento em cimento e tecto plano em madeira. A capela encontra-se adossada a N. a um edifício, construído originalmente para Hospital da Misericórdia, de planta rectangular, com a fachada principal virada a O., com vãos sobrepostos, rectilíneos e moldura de cantaria, compondo, no piso inferior, três portas e, no superior, duas janelas de peitoril, cuja moldura se prolonga inferiormente, formando falsos brincos, e janela de sacada com cornija e fecho salientes, tendo a sacada guarda em ferro pintado de prateado. Fachada lateral esquerda adossada a casa de habitação, sendo a oposta rasgada por porta e janela semelhantes às anteriores, no segundo piso. Fachada posterior adossada.
Acessos
A partir de Alfândega da Fé, 24 km. pela EN 215 até ao cruzamento com EM, 4 km. até Castro Vicente. Gauss: M=308.3; P=490.85; Fl. 92
Protecção
Inexistente
Grau
3 – imóvel ou conjunto de acompanhamento que, sem possuir características individuais a assinalar, colabora na qualidade do espaço urbano ou na ligação do tempo com o lugar, devendo ser preservado em tal medida. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Valor Concelhio / Imóvel de Interesse Municipal e outras classificações locais.
Enquadramento
Urbano, adossado, no centro da povoação situada numa área aplanada no limite superior da encosta N. do vale do rio Sabor. A igreja situa-se no largo da igreja paroquial, pavimentado a alcatrão. Não existe qualquer área delimitada em redor da capela, abrindo as portas directamente para o largo.
Descrição Complementar
Utilização Inicial
Religiosa: capela de misericórdia
Utilização Actual
Devoluto
Propriedade
Privada: Igreja Católica
Afectação
Sem afectação
Época Construção
Séc. 16 (conjectural) / 17 / 18
Arquitecto / Construtor / Autor
Desconhecido
Cronologia
Séc. 16 - provável construção da capela; séc. 17 / 18 - provável edificação do hospital; séc. 18 - construção da actual fachada principal; 1999 - restauro da capela e colocação da actual estrutura do telhado.
Características Particulares
Capela quinhentista, transformada, no séc. 18, pela reconstrução da fachada principal, sem qualquer decoração interior, destacando-se a empena curva, a decoração concheada da sineira e o fecho saliente do portal axial e da janela de sacada do hospital. O portal é de grandes dimensões, tendo em consideração o tamanho da capela e o janelão que o encima. Possui nicho novecentista da Senhora das Dores adossado à fachada posterior.
Dados Técnicos
Sistema estrutural de paredes portantes.
Materiais
Paredes em alvenaria; cunhais, pináculos, cornijas, pavimento e molduras dos vãos em cantaria de granito; portas e tectos em madeira; cobertura em telha de aba e canudo.
Bibliografia
Documentação Gráfica
IHRU: DGEMN/DSID
Documentação Fotográfica
IHRU: DGEMN/DSID
Documentação Administrativa
Intervenção Realizada
CMMogadouro: 1999 - remodelação geral, colocação do telhado.
Observações
Autor e Data
Miguel Rodrigues 2004

in:monumentos.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário