terça-feira, 23 de julho de 2013

Anta de Zedes / Casa da Moura

Portugal, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Zedes
Arquitectura funerária, megalítica. Monumento megalítico composta por câmara de planta poligonal e "vestíbulo", apresentando semelhanças com a Anta de Fonte Coberta, do concelho de Alijó (v. PT011701160001).
FOTO.00030383
Número IPA Antigo: PT010403190014
Categoria
Monumento
Descrição
Mamoa com um "tumulus" muito danificado, possuindo uma câmara poligonal, de grandes dimensões, composta por nove esteios imbricados, conservando ainda a laje de cobertura. A sua entrada, virada a E., é marcada pela existência de um "vestíbulo", constituído por duas lajes, baixas, colocadas no solo segundo o seu lado maior. Vestígios de pinturas a vermelho num esteio representando linhas onduladas encimadas por um "báculo", enquanto a laje de cabeceira apresenta na face externa motivos gravados constituídos por sulcos e fossetes. Nas escavações efectuadas foram recolhidos dois fragmentos de cerâmica manual e uma faca em silex *2.
Acessos
Estradão a partir da EM Carrazeda de Ansiães - Zedes (Estrada Municipal 628)
Protecção
SIP - Sítio de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 188/2013, DR, 2.ª série, n.º 69, de 09 abril 2013
Grau
1 – imóvel ou conjunto com valor excepcional, cujas características deverão ser integralmente preservadas. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Monumento Nacional.
Enquadramento
Rural, isolado, numa pequena chã coberta de vegetação rasteira sobranceira à Ribeira da Regada e a cerca de 500 m. a S. de Zedes. Nas imediações deste monumento encontraram-se à superfície lajes em granito, fragmentos de esteios de uma anta, revelando a existência de um outro monumento que terá sido destruído *1.
Descrição Complementar
Utilização Inicial
Funerária: anta
Utilização Actual
Marco histórico-cultural: anta
Propriedade
Privada: pessoa singular (terreno)
Afectação
Sem afectação
Época Construção
Pré-história
Arquitecto / Construtor / Autor
Desconhecido.
Cronologia
03 milénio a.C. - provável edificação da anta; séc. 19 - época a partir da qual passou a ser conhecida; 2006, 07 fevereiro - proposta de abertura do processo de classificação da DRPorto; 18 abril - parecer favorável do IPArqueologia ao processo de classificação; 04 maio - despacho de abertura do processo de classificação da Vice-Presidente do IPPAR; 2012, 16 novembro - publicação do projeto de decisão de classificar o imóvel como Sítio de Interesse Público e fixação da respetiva Zona Especial de Proteção, em DR, 2.º série, n.º 222, anúncio n.º 13703/2012
Características Particulares
Entrada marcada por u corredor curto, formando "vestíbulo", possuindo três esteios com pinturas a vermelho e gravuras na laje de cabeceira.
Dados Técnicos
Sistema estrutural de paredes portantes.
Materiais
Esteios e laje de cobertura em monólitos graníticos; "tumulus" constituído por terra e pedra miúda.
Bibliografia
ALVES, Francisco Manuel, Memórias Arqueológicas - Históricas do Distrito de Bragança, vol. 9, Porto, 1934, p. 709, 710 e 715; JORGE, Vítor Oliveira, Megalitismo do Norte de Portugal: o distrito do Porto - os monumentos e a sua problemática no contexto europeu, dissert. de doutoramento, polic., vol. 1, Fac. de Letras da Univ. do Porto, 1982, p. 465; SANTOS JÚNIOR, Joaquim Rodrigues dos, Pinturas Megalíticas do Concelho de Carrazeda de Ansiães, 1, Porto 1930.
Documentação Gráfica
Documentação Fotográfica
IHRU: DGEMN/DSID
Documentação Administrativa
Intervenção Realizada
Serviço Regional de Arqueologia da Zona Norte: 1985 - limpeza do monumento; 1990 - desenho do monumento e levantamento das pinturas; 1991 - consolidação estrutural e sondagem arqueológica.
Observações
*1 - Na localidade, existem vários monumentos deste tipo, destacando-se a Anta de Vilarinho, classificada como Monumento Nacional. *2 - a anta de Zedes foi objecto de gravura de selos dos CTT.
Autor e Data
Paulo Amaral 1995

in:monumentos.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário