terça-feira, 23 de julho de 2013

Alminhas do Juncal

Portugal, Bragança, Freixo de Espada-à-Cinta, Mazouco
Arquitectura religiosa, novecentista. Alminhas compondo amplo nicho central em arco abatido, com painel de azulejos, representando as Alminhas; remate em cruz latina simples.
FOTO.00217528
Número IPA Antigo: PT010404050048
Categoria
Monumento
Descrição
Alminhas constituídas por estrutura de planta rectangular, encimada por cruz latina simples, em granito, com aprelho de alvenaria de xisto, recoberto por cimento, sendo em granito as ombreiras e lintel do vão. O nicho, em arco abatido, sobrepujado por moldura, é flanqueado por quatro azulejos que têm pintados versos de inspiração popular. No lado esquerdo, "Quem passa numas almin[has] / Reze por quem as ergueu / Pois quem delas se lemb[rou] / Ser lembrado mereceu"; "As alminhas são de todos / Pois quem é que lá não tem / Um parente ou um amigo / Um bom pai ou santa mãe?". No lado direito: "Se for chamado à torment[a] / Meu Jesus Bon[...] / Faz que seja nas al[...] / Da minha aldeia [...]; "Padrões da [...] na terra / Que poétic[os] são / O cruzei[ro ... al]minhas" / "Erguida [...] mão!". No interior, painel de azulejo monócromo, azul sobre fundo branco, com cercadura de acantos e a imagem de Nossa Senhora do Carmo e as Almas, tendo na base a inscrição "Ó VÓS QUE PASSAIS / LEMBRAI-VOS DE NÓS / QUE NO FOGO SOFREMOS / TORMENTAS ATROZES".
Acessos
Partindo do Mazouco, por estradão asfaltado que liga a Freixo de Espada-à-Cinta, ao longo do Douro, cerca de 4 Km., até ao sítio do Juncal, no sopé do Monte de Santa Luzia; Gauss: M - 314.4, P - 461.5, fl. 132
Protecção
Inexistente
Grau
3 – imóvel ou conjunto de acompanhamento que, sem possuir características individuais a assinalar, colabora na qualidade do espaço urbano ou na ligação do tempo com o lugar, devendo ser preservado em tal medida. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Valor Concelhio / Imóvel de Interesse Municipal e outras classificações locais.
Enquadramento
Rural, isolado, a O. da estrada que corre ao longo do Rio Douro, cerca de 150 m. acima da cota máxima do rio, neste ponto. Flanqueiam a via pinheiros esguios, que todavia não ocultam o curso de água que se divisa em fundo, para E.. Para além dele, sobe a encosta já de terras de Espanha. Para O. da via e das alminhas, ergue-se o monte de Santa Luzia. As alminhas encontram-se afastadas da via pública, sobre afloramento granítico.
Descrição Complementar
Utilização Inicial
Religiosa: alminhas
Utilização Actual
Religiosa: alminhas
Propriedade
Privada: Igreja Católica
Afectação
Sem afectação
Época Construção
Séc. 19 / 20
Arquitecto / Construtor / Autor
Desconhecido.
Cronologia
Séc. 19 - época provável de construção; séc. 20 - reformas e reparos vários e colocação de painéis de azulejo com rimas.
Características Particulares
Alminhas com estrutura em xisto e vão em granito, contendo interessante conjunto de versos de sabor popular, destacando-se, ainda, a excepcional implantação, em antigo caminho, no sopé de castro de ocupação proto-histórica, e na proximidade de ponto de passagem do Douro; surge em zona marcadamente isolada e agreste, que confere importante significado histórico e antropológico a estas alminhas. Vão em arco abatido com moldura saliente, na zona superior e remate em cornija curva.
Dados Técnicos
Elemento autoportante.
Materiais
Granito na modinatura do vão; xisto na estrutura; azulejo nos painéis interior e exteriores; ferro fundido na grade.
Bibliografia
Documentação Gráfica
Documentação Fotográfica
IHRU: DGEMN/DSID
Documentação Administrativa
Intervenção Realizada
Nada a assinalar.
Miguel Rodrigues e Alexandra Cerveira 2001

in:monumentos.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário