terça-feira, 23 de julho de 2013

«A Máscara do Demo» Casa de Trás-os-Montes do Porto apresentou o romance de Alexandre Parafita

Decorreu no passado sábado (20 de julho) na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, no Porto, o lançamento do romance «A Máscara do Demo», de Alexandre Parafita, na presença de muitos convidados, uma boa parte deles transmontanos.
Abriu a sessão o presidente da instituição, Eng.º José Maria Gonçalves, seguindo-se as intervenções dos apresentadores da obra: os Drs. Barroso da Fonte e Coutinho Ribeiro.
O primeiro, escritor e jornalista, evocou o percurso de vida do autor, apresentando ao mesmo tempo uma panorâmica geral da sua obra literária e ensaística, com incidência no estudo do Património Cultural Imaterial.
Coutinho Ribeiro, conhecido advogado e jornalista, antigo colega do autor nas lides da imprensa, debruçou-se sobre a obra “A Máscara do Demo”, realçando a sua importância, enquanto romance histórico, para clarificar alguns cenários mais nebulosos da história da igreja do Séc. XVIII.
Tendo o romance como cenário principal a cidade de Miranda do Douro, considerou ser, igualmente, um bom motivo para redescobrir a velha urbe e as belezas singulares que a envolvem.
Por fim, o autor agradeceu e justificou a necessidade que teve de escrever esta obra, dando nota dos esforços no terreno para realizar a investigação em torno da lenda que lhe deu origem. O lançamento terminou com a habitual sessão de autógrafos.

Sem comentários:

Enviar um comentário