segunda-feira, 24 de junho de 2013

“Semear muito para colher alguma coisa”

Diocese de Bragança-Miranda dedica o próximo ano pastoral às vocações. O objectivo é criar uma cultura vocacional no Nordeste Transmontano.
A diocese de Bragança-Miranda vai dedicar o ano pastoral 2013-2014 às vocações. O anúncio é feito por D. José Cordeiro, em declarações à Renascença.
“Será um ano vocacional”, refere o prelado, adiantando que pretende “fazer uma mobilização afectiva e orante em todas as comunidades, em todas as pessoas, para que nunca faltem testemunhas autênticas e credíveis do Evangelho e também nunca faltem os sacerdotes para garantir a eucaristia”.
O objectivo do novo ano pastoral passa por “suscitar vocações sacerdotais, religiosas, laicais, matrimoniais”, acrescenta.
À semelhança do que se passa um pouco por toda a Europa, também na Diocese de Bragança-Miranda a escassez de vocações é um problema.
“As vocações são um dom, uma graça”, realça D. José Cordeiro, que quer encontrar caminhos novos, envolver e empenhar toda a comunidade diocesana na pastoral vocacional, “sempre repartindo de Cristo”.
“Da minha parte, da parte do presbitério, da parte de todos os agentes pastorais, temos de fazer tudo, mas mesmo tudo, o que está ao nosso alcance, semear muito para colher alguma coisa”, defende o bispo de Bragança-Miranda.
D. José Cordeiro entende que este é o caminho “mais acertado, neste momento da história e na realidade do Nordeste Transmontano”, para que “a missão da Igreja, a vivência do Evangelho e a grande missão de evangelização seja realizada e concretizada”.
“Eis-me aqui: Envia-me!” 
O tema geral do ano pastoral já está escolhido e é retirado do profeta Isaías “Eis-me aqui: Envia-me!”.
“Nós queremos movimentar, provocar, chamar, criar todo o tipo de iniciativas e actividades que estejam ao nosso alcance, mas, sobretudo, criar uma cultura vocacional que, penso, se perdeu no Nordeste Transmontano”, frisa D. José Cordeiro.
A cultura vocacional preconizada pelo prelado assenta em momentos fortes de oração, na adoração eucarística, na lectio divina, no sacramento da reconciliação, na escuta e acolhimento às pessoas.
“Nomeadamente na cidade de Bragança, queremos estabelecer um dia por semana, na Igreja da Senhora das Graças, em princípio à quinta-feira, dedicado às vocações”, avança D. José Cordeiro.
O dia dedicado às vocações deve “começar com a eucaristia e será todo ele de adoração eucarística”.
Nesta iniciativa, o bispo de Bragança-Miranda quer contar com todos os sacerdotes da cidade e arredores, nos quais se inclui, “para que a Igreja seja um lugar de esperança, uma casa de encontro, de acolhimento, de chamamento e de missão”.
“Nós temos que ser cada vez mais Evangelho vivo, Evangelho da alegria e da esperança, para este povo que vive aqui, no Nordeste Transmontano”, conclui D. José Cordeiro.

in:rr.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário