sexta-feira, 28 de junho de 2013

Bragança - Cadeiras de rodas não chegam ao Registo Civil

Três cidadãos portadores de deficiência protestaram ontem em frente à Conservatória do Registo Civil de Bragança por causa dos acessos ao edifício.
Queixam-se que para renovar o Cartão de Cidadão não conseguem subir até ao primeiro andar, onde funciona o serviço, porque a cadeira elevatória está avariada.  
A situação já se verifica há alguns anos o organizador do protesto denuncia que o problema não se resolve por falta de dinheiro. “Os funcionários dizem-nos que está ali um aparelho para ajudar as pessoas com deficiência a subir mas que está avariado há muito tempo, que têm mandado e-mails para vários sítios, mas que por falta de dinheiro não é composta”, refere José Ramos, acrescentando que “nós queremos que reparem a avaria e coloquem uma rampa de acesso no exterior”.
No caso de Raul Freire, que foi renovar o documento no início desta semana, viu-se obrigado a recorrer à ajuda de pessoas amigas para subir as escadas do edifício. “Não temos condições para ir lá acima. Temos de andar sempre a incomodar pessoas para nos ajudar a subir as escadas”, afirma. “Está lá a cadeira, mas é a mesma coisa do que não a ter”, salienta.
António Podence também tem o cartão para renovar nos próximos dias e manifesta-se preocupado com a situação. “Não sei como me vou desenrascar porque estes acessos impossibilitam-nos totalmente de aceder à repartição”, refere. “Nós queríamos que a cadeira comece a funcionar e que ponham alguma coisa neste patamar exterior”, acrescenta.
A Brigantia procurou obter esclarecimentos junto da Conservatória do Registo Civil, mas ninguém esteve disponível.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário