quinta-feira, 27 de junho de 2013

300 mil euros investidos no combate à pobreza e exclusão social

Mais de 15 mil pessoas foram apoiadas nos últimos três anos pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) de Bragança.
O combate à pobreza e exclusão social era o principal objectivo e desenvolveram-se diversas acções para o atingir.O próximo programa já está a ser delineado.  Vai vigorar durante dois anos e o apoio vai centrar-se nos jovens, desempregados e idosos.“Vamos procurar criar um ambiente favorável colmatando situações de crianças que não têm as condições necessárias para ter êxito na escola”, refere o padre José Bento, do Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires, a entidade coordenadora do CLDS. 
“Ao nível dos desempregados queremos criar oportunidades de emprego ou ajudar as pessoas a criar o seu próprio emprego”, acrescenta, salientando que no caso os idosos “sendo a região bastante envelhecida queremos ajudá-los a ter pontes de inclusão social”.
Ao contrário do programa anterior que englobava apenas quatro freguesias, desta vez vai ser abrangido “todo o concelho de Bragança, embora no projecto de acção se vão identificar as zonas mais desfavorecidas para canalizar para lá a ajuda”, explica o padre Bento. 
Para tal “vamos procurar um diálogo com todas as IPSS’s, associações, juntas de freguesia e serviços sociais da câmara para ajudar os mais necessitados”.
O contrato foi assinado, ontem, entre o Centro Social e a câmara de Bragança. O presidente salienta que o mais importante é ajudar as famílias em dificuldades. “Sendo um projecto transversal a toda a rede social podem ajudar-se situações que normalmente não se conseguem abordar e ao fazê-lo estamos a tirar pessoas de situações extremas”, afirma Jorge Nunes, salientando que “se através deste projecto conseguirmos ajudar jovens e orientá-los para uma condição de vida digna isso representa bons resultados”.
Nos próximos dois anos o CLDS de Bragança vai receber 300 mil euros para desenvolver actividades que combatam a pobreza e a exclusão social.

Escrito por Brigantia 

Sem comentários:

Enviar um comentário