terça-feira, 30 de abril de 2013

Três pesticidas vão ser suspensos a partir de Dezembro por terem efeitos negativos sobre as populações de abelhas


A legislação europeia pode suspender a utilização de pesticidas que têm efeitos negativos sobre as colónias de abelhas, refletindo-se esta decisão de forma muito positiva na atividade apícula que permanece em franco crescimento na região do Norderste Transmontano.
A proposta de suspensão de pesticidas do grupo dos neonicotinóides (tioametoxam, imidacloprid e clotianidin) surgiu após um relatório da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) ter relevado que estes pesticidas têm efeitos graves sobre as populações de abelhas.
Segundo a rádio Renascença (RR), a Comissão Europeia anunciou que vai suspender parcialmente, por dois anos, a partir de Dezembro.
Na votação da proposta do executivo comunitário - que prevê a suspensão do uso de três pesticidas, por dois anos - realizada nesta segunda-feira não foi alcançada uma maioria qualificada necessária para a aprovação ou rejeição, pelo que cabe à Comissão decidir sobre a adopção da proposta.
"Prometo fazer o meu melhor para garantir que as nossas abelhas, que são tão vitais para o nosso ecossistema e contribuem com mais de 22 mil milhões de euros anuais para a agricultura europeia, estão protegidas", disse o comissário europeu para a Saúde e Defesa do Consumidor, Tonio Borg, citado pela RR.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário