segunda-feira, 22 de abril de 2013

Miranda do Douro - Exposição documental “Cantigas de Abril”


A partir do dia 22 de abril até ao dia 3 de maio, a Biblioteca Municipal de Miranda do Douro recebe a exposição documental “Cantigas de Abril”.
A par desta mostra, realiza-se no 25 de abril, às 16 horas uma Tertúlia intitulada “ContraConversa”, com vários intervenientes. 
ContraConversa
 “A história dos portugueses pode ser contada através das cantigas porque o povo sempre se serviu das canções para exprimir as suas aspirações e anseios. Foi um processo longo e historicamente determinado pelas mais diversas e distintas situações com as quais as lusas gentes se foram confrontando: das cantigas de escárnio e maldizer até ao canto de intervenção foi percorrido um caminho muito difícil na afirmação da vontade colectivamente sentida de denúncia e de luta contra as injustiças.
Não recuaremos a tempos tão recuados e a viagem retrospectiva inicia-se apenas nos inícios do século XX. Para que no 25 de Abril de 1974 uma canção como a Grândola, Vila Morena se tornou-se um símbolo de uma vitória partilhada em tons maiores de colectivo, foi muito penoso conseguir-se um efectivo contributo das cantigas para essa madrugada libertadora.
Com efeito, temos de recuar aos Cantos Republicanos e ao Fado Operário, para logo mais sentirmos a força dos novos cantos oriundos do mundo académico da Canção de Coimbra.
Mas também teremos de revisitar as Canções Heróicas e a recuperação de uma Música Regional não submetida às castrações da folclorização operada pelo Estado Novo. E, em tempos bem mais próximos da Revolução dos Cravos, percorremos os movimentos da Balada e do Canto de Protesto, com as novas trovas a afrontarem o bafiento nacional-cançonestismo, passando pela Canção Política ou Canto de Intervenção, até chegarmos ao Canto Livre do nosso (des)contentamento que ocupou as praças da canção com o 25 de Abril de 1974.
Foram – continuam a ser! – cantos de denúncia e de mobilização, de crítica e de consciencialização, contra situações de injustiça e de atropelo à dignidade humana. E é justamente esse percurso que pretendemos revisitar nesta contraconversa!”

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário