segunda-feira, 22 de abril de 2013

Escavações arqueológicas no Baixo Sabor revelaram achados "únicos" na Península Ibérica


Os trabalhos arqueológicos em curso há dois da região do Baixo Sabor deixaram a descoberto achados "únicos" em toda a Península Ibérica, disse hoje à Lusa fonte ligada ao processo.
"Estamos a terminar os trabalhos de campo que abrangeram mais de uma centena de sítios arqueológicos com uma cronologia estabelecida entre o Paleolítico Inferior e a Idade Moderna, disse a arqueóloga Rita Gaspar, do Agrupamento de Empresas do Baixo Sabor.
A técnica acrescentou que há três sítios "excecionais" no Vale do Sabor, em que intervenção vai ser prolongada por mais uns meses, e outros de onde as esquipas já começaram a desmobilizar.
Um dos locais de interesse está situado na foz da ribeira do Medal, freguesia de Meirinhos, concelho de Mogadouro, onde os arqueólogos descobriram milhares de placas de pedra com gravuras, pertencentes à chamada "arte rupestre móvel".
Trata-se de uma área que ultrapassa os 400 metros quadrados, que tem vindo a revelar-se um importante ponto arqueológico do Paleolítico Superior na Península Ibérica.
"Esta é, atualmente, a maior escavação do Paleolítico Superior em Portugal, num contexto de arte rupestre móvel, sendo a única do seu género ao ar livre na Península Ibérica. Muito poucas na Europa tem mais de 300 mil peças para serem estudadas", divulgou a técnica.
O Sítio de Crestelos, também no concelho de Mogadouro, é outros dos locais de importância para os investigadores, com uma ocupação "continua" de mais de dois milhões de anos.
"Aqui descobrimos estruturas da Idade do Ferro que ainda não foram encontradas em outros pontos da região", destacou Rita Gaspar.
Todas estas revelações foram feitas no decurso do 1.º Encontro de Arqueológico, que hoje decorreu na vila transmontana de Mogadouro e que reuniu um conjunto especialistas e professores universitário, numa iniciativa promovida pelo Câmara local.
Na fase antes das obras de construção da barragem do Baixo Sabor estavam sinalizados 300 sítios arqueológicos, número que nesta altura dos trabalhos vai já nos 2.300, o que se traduz "num enorme incremento nos trabalhos arqueológicos", com uma grande concentração de meios humanos e materiais, "que deu frutos fabulosos".
"Agora todo material recolhido nos sítios arqueológicos está a ser analisados nos nossos laboratórios e compilado para, no fim, ser publicada uma monografia que deverá ser publicada, ao que tudo indica, em 2014/2015", frisou a investigadora. No decurso dos trabalhos arqueológicos, todas as expectativas "foram ultrapassadas" na região do Vale do sabor.
Os trabalhos de arqueologia decorrem na área da albufeira que abrange os quatro concelhos da região do Baixo Sabor (Mogadouro, Macedo de Cavaleiros Alfandega da Fé e Torre de Moncorvo), que ficará submersa aquando do enchimento da albufeira da barragem do Baixo Sabor, programado para 2013.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário