terça-feira, 26 de março de 2013

Macedo de Cavaleiros já é a Capital Nacional da Apicultura


O Instituto Nacional da Propriedade Industrial registou na última sexta-feira a marca Macedo de Cavaleiros – Capital Nacional da Apicultura.
Este processo promovido pela Câmara Municipal atribui a Macedo de Cavaleiros o reconhecimento pela sua tradição nesta atividade, que tem registado nos últimos anos um grande desenvolvimento, ao mesmo tempo que virá gerar visibilidade e notoriedade ao concelho.
A apicultura é o nome dado à arte de criação e exploração das abelhas, abrangendo uma atividade económica que vai muito além da “simples” extração do mel. Está presente nas indústrias de produtos de beleza, alimentar, vernizes, têxteis ou na produção de cera, já com unidade de moldagem no concelho macedense.
O impacto desta atividade em Macedo de Cavaleiros tem sido crescente, concelho que acolhe a Confraria do Mel, com membros de 10 distritos do país e alguns espanhóis, o único Museu do Mel e da Apicultura do país, e que de há 3 anos a esta parte é palco em fevereiro da Apiocasião, feira que em 2013 contou com 52 stands, sendo 12 ligados à apicultura. O interesse dos jovens, mesmo alguns licenciados, é também significativo “pois veem nesta atividade uma oportunidade de emprego”, diz Francisco Rogão, Grão-mestre da Confraria do Mel.
A componente formativa é, no entendimento do confrade, “muito importante dado que permitem a acumulação de conhecimentos essenciais para uma melhor exploração.” E nesta área também o concelho ganha destaque nacional, com uma oferta de formação sem comparação que aqui traz alguns dos melhores especialistas mundiais, “motivo pelo qual falar em Macedo de Cavaleiros é já um chamariz para atrair pessoas de todo o país, incluindo ilhas e mesmo estrangeiros. 
Só o ano passado, por exemplo, na formação de Criação de Rainhas, estiveram aqui 450 pessoas, formando, na altura em que fomos para o terreno, aquele que foi com certeza um dos maiores grupos de apicultores fardados em todo o mundo.”
Este período de primavera é rico em formações, que vêm permitir tanto a expansão de conhecimentos, como a aprendizagem dos primeiros passos nesta atividade: Análises do mel – 6 e 7 de abril; Formação Inicial de Apicultura – 12, 13 e 14 de Abril (1ª formação) e 10,11 e 12 maio (2ª formação);Colheita de Pólen – 19 e 20 de abril; Desdobramentos – 21 abril e 18 de maio; Criação de Rainhas – 27 de abril; eFormação Total (apicultor acompanha desde o processo inicial até à colheita no fim da época) – a decorrer com duas turmas de 60 formandos no total, divididos em 8 sessões.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário