terça-feira, 26 de março de 2013

Centro Micológico de Vinhais de portas abertas


Centro Micológico vai dar a conhecer as cerca de três mil espécies de cogumelos da região.
O Parque Biológico de Vinhais passa a dispor no seu conjunto de equipamentos de um Centro Micológico com exposição, informação, material interativo e um espaço dedicado à confeção gastronómica das diferentes espécies de cogumelos que fazem parte da gastronomia regional.
O novo espaço pretende assim ser um complemento não só de promoção do ecossistema, mas igualmente de investigação micológica.
O equipamento está estruturado em quatro áreas temáticas: habitats micológicos, cogumelos tóxicos, ecologia dos cogumelos e gastronomia micológica.
“O concelho de Vinhais é conhecido no meio micológico, sobretudo espanhóis, pela grande variedade de cogumelos silvestres, agora transformados numa nova atração local para turistas e apreciadores”, avançou à RBA a responsável pelo Parque Biológico de Vinhais, Carla Alves.
De acordo com a coordenadora do projeto, o concelho é conhecido pela “grande variedade” de cogumelos, havendo quem aponte para cerca de “três mil variedades” e é aos vizinhos espanhóis, vizinha região transfronteira da Galiza, a quem este recurso mais chama a atenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário