quinta-feira, 28 de março de 2013

Bragança: Bispo desafia padres a «servir» a Igreja a «tempo inteiro»


O bispo de Bragança-Miranda disse hoje na catedral da diocese que os padres são chamados a “servir” a Igreja “a tempo inteiro”.
“Presidir em nome de Cristo e em nome da Igreja significa servir. Bem sabemos que cresce o peso do nosso ministério pela diminuição do número dos presbíteros, pelo desgaste dos anos e do trabalho, mas não vos canseis de servir em todo o coração e a tempo inteiro o povo de Deus que vos é confiado”, afirmou D. José Cordeiro na homilia da missa crismal, que inicia as celebrações de Quinta-feira Santa.
Perante o clero diocesano, o bispo apelou à “comunhão” entre os padres, com “caridade fraterna”.
D. José Cordeiro, consultor da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (organismo da Santa Sé), apresentou uma reflexão sobre a “a arte de rezar e de celebrar” nas celebrações litúrgicas.
“A simplicidade dos gestos e a sobriedade dos sinais, situados na ordem e nos momentos previstos, comunicam e cativam mais do que o artificialismo de adições inoportunas”, observou.
Segundo o especialista, é importante que haja “respeito pelos livros litúrgicos e pela riqueza dos sinais e a atenção a todas as formas de linguagem previstas pela liturgia”.
“Com efeito, a liturgia, por sua natureza, possui uma tal variedade de níveis de comunicação que lhe permitem cativar o ser humano na sua totalidade”, sustentou D. José Cordeiro.
O prelado falou num “novo modelo” que “conduziu toda a Igreja a passar do assistir ao participar e depois do participar ao celebrar”.
“A liturgia é vivida como a primeira e fundamental escola da fé e experiência de oração?”, questionou.
D. José Cordeiro defendeu, por outro lado, que se inclua “entre as disciplinas importantes” na formação dos seminaristas e dos sacerdotes “a História da Arte (arte sacra e bens culturais) com especial referência aos edifícios de culto à luz das normas litúrgicas”.
A cerimónia desta manhã, que se repete nas catedrais de todo o mundo, incluiu a bênção dos óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o óleo do crisma, utilizado na celebração de vários sacramentos.
O azeite usado na Catedral de Bragança foi oferta da Paróquia de São Paulo, Cerejais.


OC

Sem comentários:

Enviar um comentário