quarta-feira, 27 de março de 2013

Apresentação de projetos turísticos e culturais em Sambade


Vai ser lançado, no dia 30 de março, pelas 16.30h, na Junta de Freguesia de Sambade, o livro “Os Marranos de Trás-os-Montes: judeus novos na diáspora: o caso de Sambade”.
Trata-se de uma obra da autoria de António Júlio Andrade e Maria Fernanda Guimarães, que se debruça sobre a presença judaica nesta aldeia, a sua dizimação, fuga provocada pela inquisição e a afirmação além-fronteiras.
O que é facto é que no século XVII, Sambade, albergava uma laboriosa comunidade de cristãos-novos que tornavam florescente a indústria de tecidos de linho, lã e seda, comunidade que foi desmantelada pela Inquisição em uma verdadeira operação de limpeza étnica. Fugidos de Sambade, os marranos fizeram-se judeus novos e na diáspora ajudaram à construção do mundo moderno. Em França, como professor da universidade de Paris e renomeado investigador do Centro de Estudos Espaciais, Jacques Blamont apresenta-se como descendente direto de uma das famílias fugidas de Sambade há 400 quase anos.
Em Vancouver, Canadá, o famoso arquiteto Richard Henriques, no museu que construiu de sua família, reclama a herança dessa gente que de Trás-os-Montes partiu e foi dar vida a chãos da Jamaica e outras terras das Índias Ocidentais. Acontecimentos e histórias retratadas no livro ““Os Marranos de Trás-os-Montes: judeus novos na diáspora: o caso de Sambade”.
A apresentação da obra assume-se como um ponto de partida para debater questões relacionadas com o turismo cultural e religioso no concelho/região. Até porque este lançamento pode ser entendido como uma oportunidade para começar a trabalhar as bases da criação de uma rota dos Judeus em Trás – os – Montes.
Esta intenção vai ao encontro de outros projetos que município quer desenvolver na freguesia. Está em marcha um projeto que visa promover a dinamização turística e cultural de Sambade, através do recurso às novas tecnologias e valorização das suas gentes, história e tradições. Trata-se do “Sambade, aldeia tecnológica e turística”, que vai permitir transformar a antiga Escola Primária num Centro de Interpretação do mundo rural e adaptar o atual edifício da Casa do Povo em Centro Cultural Tecnológico.
Um investimento no valor de cerca de 350 mil euros, financiados em 85% pelo PROVERE, que vai ser dado a conhecer no dia em que o turismo cultural e religioso vai estar em destaque na freguesia.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário