quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Produção de azeite deve cair 25% face a 2011


A produção de azeite na última campanha deve inverter a tendência de subida que se verificou nos últimos quatro anos, caindo 25% face a 2011, segundo as previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE).
O INE salienta que a produção dos olivais foi afetada pelas condições climatéricas adversas, nomeadamente as grandes amplitudes térmicas, ventos fortes e seca prolongadas.
As consequências da seca foram minimizadas nos olivais intensivos, maioritariamente regados, mas mesmo assim o INE estima uma redução de 25% na produção de azeitona para azeite, que deve baixar de 511 mil toneladas em 2011 para 383 mil toneladas no ano passado.
O INE destaca também que as chuvas atrasaram as sementeiras de cereais de outono/inverno, mas as áreas semeadas poderão ainda aumentar, \"impulsionadas pelos atrativos preços de mercado dos cereais para grão\".
O "forte temporal" dos dias 18 e 19 de janeiro provocou prejuízos avultados, destruindo estufas e culturas hortícolas, mas a precipitação ajudou a repor os níveis freáticos e a encher as reservas, que já têm níveis de armazenamento de água suficientes para satisfazer as necessidades de rega.

Sem comentários:

Enviar um comentário